Esporte

Bahia é o estado que mais investe no esporte no Brasil

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (2) ao Governo do Estado, gestores, dirigentes de federações esportivas.

Estudo do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), revelou que, nos últimos oito anos, a Bahia tem sido o estado que mais investe no esporte no Brasil. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (02) ao Governo do Estado, gestores, dirigentes de federações esportivas, imprensa e atletas baianos, durante o lançamento da edição 2025 do programa FazAtleta.

Sexta maior economia do país, com 4,1% do PIB nacional, a Bahia supera estados como São Paulo – que representa 31% do PIB do Brasil –, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul em volume de investimentos no setor esportivo.

Foto: Kaique Xavier / Ascom Sudesb

“Recebemos esse estudo com muita satisfação. Os números confirmam o que já observamos ano após ano: um crescimento contínuo no investimento esportivo. Para nós, gestores públicos, é gratificante. Mas, o mais importante é o impacto positivo para a população, especialmente para aqueles em maior vulnerabilidade social”, destacou o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos.

A maior parte dos investimentos é executada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Setre. “O investimento abrange desde o esporte amador até o alto rendimento. Em 2021, por exemplo, o estudo do IPIE mostrou que foram aplicados quase meio bilhão de reais no setor esportivo baiano”, afirmou o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.

Além disso, um levantamento da autarquia estadual aponta que, somente na infraestrutura esportiva, entre 2023 e 2025, a Bahia tem investimento de quase meio bilhão de reais na construção e revitalização de espaços esportivos. Ao todo, são 192 equipamentos finalizados e 161 em execução, reforçando a infraestrutura esportiva em toda a Bahia.

Foto: Arquivo Pessoal

Para Vicente Neto, o investimento feito pelo governo da Bahia – principalmente no período de 2019 a 2022 – anos em que houve um completo desmonte das políticas públicas na área do esporte – é motivo de muito orgulho para todos aqueles que atuam na área. “Importante destacar que o Ministério do Esporte chegou mesmo a ser extinto, ficando as políticas públicas federais completamente interrompidas. Na Bahia, seguimos trabalhando e garantido o suporte necessário para que a área não fosse tão impactada”, diz o gestor.

Para o ano de 2025, muitas novidades para o segmento do esporte estão reservadas pelo Governo do Estado, como a licitação, ainda neste primeiro semestre, da obra de construção do Ginásio Multiuso da Bahia, Av. Gal Costa. O equipamento terá ginásio com capacidade para 5.200 assentos, de pista de skate; dois quiosques; dois sanitários públicos; sala de apoio/manutenção; gradil sobre mureta; vestiário; pavimentação; parque infantil; área de estacionamento para cerca de 390 vagas; praça central/convívio; academia ao ar livre; e portaria e controle de acesso de veículos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários