Dia Mundial da Saúde: saiba como a rotina de check-ups pode ser uma aliada na prática de atividades físicas

Confira os exames indispensáveis para uma rotina esportiva mais saudável.

Com a popularização das rotinas fitness, nos últimos anos, muitas pessoas começaram a adotar a prática de exercícios físicos diariamente, seja por meio da academia ou atividades ao ar livre. Em 2024, o Instituto de Pesquisas Datafolha realizou um levantamento apontando que cerca de 53% dos brasileiros, com 16 anos ou mais, costumam praticar exercícios físicos no dia a dia. Dentre as principais atividades citadas pelos 2.006 entrevistados em 113 municípios, estão a caminhada, musculação, futebol, bicicleta e corrida. Contudo, no Dia Mundial da Saúde, celebrado na próxima segunda-feira (7), especialistas enfatizam a importância da realização do check-up de saúde para quem está buscando obter uma evolução mais significativa na prática esportiva.

Roberto Maia (CRF – BA: 6434), farmacêutico do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana (IHEF), destaca que uma avaliação geral é fundamental para identificar possíveis deficiências nutricionais, detectar alterações hormonais e monitorar riscos como anemia, diabetes e colesterol alto.

“Através desse monitoramento, é possível acompanhar indicadores importantes, a exemplo dos níveis de ferro, vitaminas, hormônios e glicose, que influenciam diretamente o desempenho e a recuperação muscular. Com isso, é possível ajustar a alimentação, suplementação e intensidade dos treinos de forma personalizada, garantindo mais energia, melhor recuperação e redução do risco de lesões ou sobrecarga”, explica.

Exames essenciais

Dentre os exames indispensáveis para uma rotina esportiva mais saudável, Roberto Maia destaca o hemograma, glicemia, colesterol, função renal e hepática, hormônios tireoidianos, ferro, CPK e vitaminas D e B12. Essas análises são cruciais para a prevenção de lesões e otimização dos treinos, proporcionando mais segurança e melhor desempenho esportivo.

O farmacêutico ressalta que não há um padrão de tempo específico para a realização desses exames. “A frequência dependerá da saúde, idade e nível de atividade de cada pessoa. Em geral, recomenda-se um check-up anual. Para atletas ou praticantes regulares, exames podem ser feitos a cada 6 meses ou conforme orientação médica, ajustando de acordo com a necessidade de cada pessoa”, esclarece.

Orientações fundamentais

Antes da realização dos exames laboratoriais, o farmacêutico do IHEF reforça algumas orientações importantes, dentre elas: manter um jejum de 8 a 12 horas para glicemia e colesterol; evitar atividades físicas intensas nas 24 horas que antecedem os testes, com o objetivo de não alterar o CPK e outros marcadores. “Além disso, sempre busque manter uma hidratação adequada e siga orientações médicas específicas, garantindo assim um resultado mais satisfatório”, finaliza.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários