Polícia

Programa equoterapia é realizado na PM para Ongs de Feira de Santana

Segundo o tenente PM Sardinha, comandante da Cavalaria, os efeitos da Equoterapia são satisfatórios, mas a intenção por conta dos bons resultados é que o programa atue em tempo integral.

Acorda Cidade

O Pelotão da Cavalaria da Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Regional Leste, em Feira de Santana, deu início há pouco mais de dois meses, ao Programa Equoterapia intitulado ‘EcoVida’, onde a equipe é formada por policiais militares, com especialidades em fisioterapia, psicologia, veterinária e enfermagem.
 
As atividades multidisciplinares inicialmente estão sendo realizadas no período matutino com três Ongs – Organizações não governamentais da cidade: Apae, Cromossomos 21 e Crescer Cidadão. E atende entre 10 e 15 pacientes, três dias na semana.

 
Segundo o tenente PM Sardinha, comandante da Cavalaria, os efeitos da Equoterapia são satisfatórios, mas a intenção por conta dos bons resultados é que o programa atue em tempo integral.
 
“Os movimentos tridimensionais dos cavalos, as atividades laborais que realizamos, estimulam o centro nervoso, o que auxiliam em certas patologias dos nossos pacientes com síndrome de down, paralisia cerebral e autismo. Portanto os efeitos são satisfatórios, pretendemos estender o atendimento, para a comunidade” disse.
 
Adailton Pereira, pai de Alisson de 24 anos com síndrome de down, garante que a autoestima de seu filho melhorou bastante depois do tratamento equoterápico.
“Meu filho não tem mais dificuldades em levantar pela manhã, e fica muito feliz quando vem para a fazenda. A Polícia Militar está de parabéns por ter uma equipe especializada,” disse emocionado.

 
História da fundação da equoterapia na PM em Feira de Santana
 
Este projeto é um resgate da equoterapia empregada no 1º Batalhão, em 1998, no comando do coronel Ademir.
 
Segundo o coronel Martinho da reserva, durante sua gestão como comandante do 1º Batalhão no período de 2009 a 2011, surgiu a iniciativa em reestruturar o Programa Equoteparia pela Polícia Militar em Feira de Santana.
 
Na ocasião através de uma conversa com o senhor Douglas, um dos encarregados do Rotery Club dos Olhos D’Agua, a ideia foi amadurecida, e fortalecida com a agregação das Ongs.
 
O Projeto contou ainda com a ajuda da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através da professora Vilma Simões, que com o apoio da  reitoria, em seis meses foi criada a parte teórica.
 
A Polícia Militar foi o parceiro decisivo e importante, cedeu além do seu espaço físico, os policiais devidamente treinados para esta finalidade.
 
Para o coronel Martinho o Projeto prestara inestimáveis serviços, a todos aqueles que necessitam desta atividade tão importante na melhoria das suas condições de vida e qualidade de vida.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários