
O trânsito na Avenida Artêmia Pires, no bairro SIM, constantemente é alvo de reclamações de quem precisa trafegar pelo local. Muitas pessoas especulam sobre o que poderá ser feito para melhorar a mobilidade no local e opinam sobre tornar a via mão única, por exemplo, já que muita gente não vê possibilidade para duplicação. Porém, em entrevista ao Programa Acorda Cidade, na manhã desta quinta-feira (27), o prefeito José Ronaldo de Carvalho, garantiu que a Artêmia Pires será duplicada, em mais de 90%.
“Falei muito sobre isso na campanha, assumi um compromisso que faríamos a duplicação daquela avenida, e isso vai acontecer, não tenho dúvida”, disse. De acordo com o prefeito, a Artêmia terá um trecho curto, de cerca de 200 metros, que ficará com três pistas, onde terão binários.
O prefeito explicou que uma parte da avenida, até a Unex, não vai ser duplicada. Segundo ele, no local, onde foram construídos os primeiros condomínios da região, ainda não existia uma lei que determinava a construção deixando um recuo. Mas ele afirma que essa região não tem tanta necessidade de duplicação.
“Ali existem vários condomínios que foram criados há décadas e não deixaram um recuo. Depois criamos uma lei e os condomínios que foram construídos mais recentes, foram deixado um recuo para que seja possível fazer a duplicação”, afirmou.
José Ronaldo também falou sobre a situação de alguns moradores que têm propriedade ao longo da avenida. Ele disse que algumas propriedades serão desapropriadas total ou parcialmente e que esses moradores serão indenizados.
“Existem alguns moradores que chamamos de nativos, nasceram ali e vivem ali, eles serão indenizados e as áreas desapropriadas. Tem uma área onde tem um colégio, nos colocamos a disposição para dialogar, porque se não houver um recuo, vai ter dificuldade de funcionar, porque não vai ter espaço para um carro parar naquele local para deixar as crianças, por exemplo. Vizinho a esse colégio tem uma área muito ampla que será desapropriada alguns metros para recuar”.
Ruas transversais serão pavimentadas
José Ronaldo afirmou que a obra da Artêmia Pires não será somente de duplicação. Segundo ele, toda região será beneficiada com obras de urbanização, onde todas as transversais serão pavimentadas, além de serem beneficiadas com iluminação e outras estruturas como passeios, onde não tiver. Ele detalhou um pouco mais do projeto.
“Ali na FTC será feito um retorno e vai descer uma pista em direção à Avenida Sérgio Carneiro, onde vai ter uma ligação, que é para facilitar o retorno. É uma obra de urbanização da Artêmia, que vai beneficiar todas as ruas que ligam essa avenida com pavimentação. Um exemplo é a Avenida Fernando Pinto de Queiroz onde fica o Atacadão São Roque. Ali será feito passeio onde não tem. Outra rua lá na frente chamada Itaciquara, que é pavimentada, será asfaltada, e tem um trecho que vai enlarguecer. Tem o Corredor do Araçás, tem a Jorge Bastos Leal, que será iluminada, terá passeios. A Fernando Pinto vai sair na Sérgio Carneiro e será asfaltada, e toda região será 100% urbanizada. Tudo isso faz parte do projeto”, destacou.
José Ronaldo disse ainda que um trecho após a Unex, sentido Avenida Eduardo Fróes da Mota, vai ter um contorno com iluminação e a partir desse local, será somente uma pista, com laterais com passeios e iluminação. Ele também afirmou que está prevendo a construção de uma unidade de saúde na região da Artêmia Pires.
Avenida Sílvio Matos
Com relação a Avenida Sílvio Matos, também na região do SIM, o prefeito José Ronaldo afirmou que ela tem 80% de condições de ser duplicada. Ele destacou que a duplicação dessa avenida está sendo estudada e o que for necessário, será desapropriado.
“Essa via faz uma ligação lá no final com a Artêmia Pires. As pessoas que moram ao longo da Artêmia, vão ter muitas opções para trefegar e todas as ruas que fazem ligação entre uma rua e outra serão urbanizadas”, frisou.
Obras na cidade
José Ronaldo destacou durante a entrevista ao Acorda Cidade que está trabalhando muito. Segundo ele, técnicos e engenheiros estão rodando toda a cidade para observar e estudar as mudanças necessárias.
“Estamos com trabalhadores no Campo Limpo, Panorana, Cidade Nova, Feira X vários locais, fazendo projeto executivo para as drenagens que assumimos o compromisso com o povo de Feira. No Panorama estamos desentupindo as drenagens e estamos fazendo todo um trabalho de limpeza dos canais porque caso chova forte, já melhora o escoamento das águas”.
Leia também: Morador critica congestionamento na Avenida Artêmia Pires: ‘Trânsito insuportável’
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.