Uma operação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Feira de Santana, desmontou um laboratório de drogas utilizado para o refino e preparo de cocaína que estava localizado em uma residência da cidade, localizada no bairro Jardim Acácia.
A ação, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), prendeu um homem por suspeita de tráfico de drogas durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o delegado Devid Lopes, titular da DTE, disse que o homem preso durante a operação é apontado como responsável pela manutenção dos equipamentos e pela produção da droga.
Uma grande quantidade de entorpecentes foi apreendida, de diversos tipos, mas a polícia ainda não apurou a quantidade exata das drogas apreendidas.
“Além de realizar a fabricação, ele também comercializava outros tipos de droga. Então, durante as buscas, os investigadores localizaram maconha, crack e a cocaína, que era produzida dentro do laboratório mantido por esse indivíduo”, explicou o delegado.
Segundo Devid Lopes, parte do material já estava embalado para consumo, enquanto outra quantidade aguardava o refinamento. “Seria posteriormente tratada e depois encaminhada para o comércio, nas ruas de Feira de Santana. O que realmente mostra é um envolvimento direto, exclusivo e dedicado desse indivíduo às atividades de tráfico”, disse o delegado.
Além de uma grande quantidade de entorpecentes, a polícia também encontrou armamentos no local. “Foi encontrada uma arma de fogo calibre .38, além de diversas munições com potencial ofensivo maior e elevado calibre, como munição de calibre 556 e calibre 12”, acrescentou o delegado.
Monitoramento e prisão
Ao Acorda Cidade, o delegado deu mais detalhes da operação. Segundo ele, a apreensão aconteceu no bairro Jardim Acácia e foi resultado de uma investigação que vinha sendo conduzida pela DTE. Pelo menos há dois meses, o homem vinha atuando no laboratório.
“Os investigadores receberam a informação dessa movimentação suspeita. Então passaram a monitorar o imóvel, passaram a identificar como se dava essa ação do indivíduo, como ele fazia essa atuação. Foi realizado o monitoramento da rotina desse alvo, a fim de confirmar de fato essa atividade de tráfico que ele vinha realizando”, revelou.
Após a confirmação, os policiais deram cumprimento ao mandado de busca, resultando na apreensão dos materiais e na prisão do suspeito.
Ainda segundo o delegado, as investigações devem prosseguir, pois há indícios de que o homem não atuava sozinho. “A partir daqui, a equipe vai passar a realizar novas diligências, a fim de identificar outras pessoas também envolvidas com essa atividade criminosa”, explicou o delegado em entrevista ao Acorda Cidade.
Laboratório clandestino
Para além das drogas e armas apreendidas, foram encontrados no local muitos equipamentos utilizados no refino da droga, como baldes, peneira, um liquidificador, materiais que são utilizados para fazer a mistura, também chamados de insumos. Uma prensa também foi apreendida no local. Após o preparo do material, ela era utilizada para dar o formato desejado ao entorpecente.
“Pelo que a gente conseguiu apurar, ele recebe as substâncias porcionadas e é responsável por fazer a mistura e produzir e realizar os preparos químicos necessários para chegar até o produto final que é a cocaína. A partir desse tratamento químico que ele dá a esse material, ele alcança esse entorpecente e faz a guarda, o armazenamento para depois ser distribuído para os usuários”.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram