Bahia

ANP apreende 14 mil litros de etanol com metanol em Feira, Candeias e Dias D'Ávila

O metanol é um produto que causa efeitos prejudiciais à saúde humana.

Acorda Cidade

Em ação de fiscalização da ANP na Bahia, na tarde de sexta-feira (30), foram autuados três postos por comercializar etanol com alta concentração de metanol, nos municípios de Feira de Santana, Candeias e Dias D'Ávila. Dois postos também foram parcialmente interditados e o terceiro foi somente autuado, porque já estava interditado por outro motivo. Na operação, foram apreendidos mais 14 mil litros de etanol com mistura de 19% a 55% de metanol. O metanol é um produto que causa efeitos prejudiciais à saúde humana. 
 
Os postos revendedores de combustíveis, após o devido processo administrativo, além do pagamento de multa de até R$ 5 milhões podem receber pena de suspensão e perda da autorização de funcionamento. 
 
Prejuízos à saúde causados pelo metanol: 
 
– No caso de ingestão: mesmo de pequenas quantidades (30 a 100 ml) pode causar cegueira ou morte; os efeitos de doses subletais podem ser náuseas, dores de cabeça, dores abdominais, vômitos e perturbações visuais, desde visão enevoada à sensibilidade à luz. 
 
– Contato com os olhos: altas concentrações de vapor ou contato com o líquido causam irritação lacrimejamento e queimaduras. 
 
– Contato com a pele: pode ser absorvido através da pele em quantidades tóxicas ou letais. 
 
– Inalação em concentrações altas: irritação das membranas mucosas, dores de cabeça, sonolência, náuseas, vertigens, cefaléias, narcotismo, fracasso respiratório, pressão baixa, depressão do sistema nervoso central, confusão, perda de consciência, perturbações digestivas e visuais e morte. 
 
 
 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários