Feira de Santana

Pedalada de conscientização contra a violência mobiliza ciclistas em Feira de Santana

O encontro foi realizado na Avenida Noide Cerqueira.

Ciclistas
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nesta terça-feira (18), um grupo de ciclistas se reuniu na Avenida Noide Cerqueira, para uma pedalada de conscientização. O evento teve como objetivo alertar sobre a importância da segurança ao pedalar na avenida, reforçando a ideia de que “pedalar em grupo é mais seguro”. A iniciativa contou com a participação de mais de 50 ciclistas e teve o apoio do grupo Bora Vermei.

Ciclistas
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Leonardo Batista dos Santos, ciclista há mais de sete anos na região, destacou a preocupação com a segurança pública no local. “A iluminação da avenida é boa, mas o que falta é segurança. Hoje estamos aqui praticamente em um protesto dos ciclistas e de todos que utilizam a Noide. Não tem horário seguro para transitar”, afirmou.

Ciclistas
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, o ciclista enfatizou que pedalar sozinho se tornou inviável devido à crescente onda de assaltos. “Eu mesmo só pedalo em grupo. Hoje, pedalar sozinho na Noide é impossível. Bicicletas, celulares e outros pertences são constantemente roubados. Conheço várias pessoas que já foram assaltadas aqui, só no último sábado levaram três celulares“, relatou Leonardo.

Ciclistas
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Meujael Tasses, outro participante do evento, explicou que a pedalada foi criada como um ponto de encontro para ciclistas às terças e quintas-feiras. “A terça-feira tem um fluxo menor de ciclistas, então criamos essa iniciativa. Com o aumento dos assaltos, decidimos reforçar a mensagem de que pedalar em grupo é mais seguro. Essa é apenas a primeira de outras ações que vamos realizar”, explicou.

Ciclistas
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo ele, Feira de Santana conta com cerca de 50 a 60 grupos de ciclistas, reforçando a necessidade de mais atenção das autoridades. “Além de promover a conscientização, queremos chamar a atenção das autoridades para a questão da segurança. Os assaltos aqui estão frequentes e colocam em risco todos que utilizam a avenida”, afirmou Meujael.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o comerciante Waldick Sobral, que pedala na Noide há 14 anos, reforça a necessidade de um olhar mais atento para a segurança. “Infelizmente, estamos enfrentando uma situação muito preocupante. Há 25 anos, tínhamos mais liberdade para pedalar sem medo. Hoje, as blitzes são voltadas para fiscalizações de trânsito, enquanto a segurança pública é deixada de lado. Já ocorreram assaltos com vítimas fatais aqui na Noide”, lamentou.

Ciclistas
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Waldick também destaca que seu grupo de pedal se reúne apenas em horários pré-determinados para garantir mais segurança. “Costumamos pedalar a partir das 19h30, sempre em grupo. A interação entre os ciclistas é essencial, não apenas para o esporte, mas também para garantir nossa integridade”, concluiu.

Ciclistas
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os ciclistas esperam que a mobilização chame a atenção das autoridades para a necessidade de mais segurança na Avenida Noide Cerqueira, garantindo tranquilidade para quem pratica esportes ou transita pelo local.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Após atletas serem vítimas de arrastão, policiamento será reforçado na Avenida Nóide Cerqueira

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários