Feira de Santana

Movimento realiza abraço simbólico por instalação de centro oncológico no HEC

O evento está marcado para o próximo sábado, às 15h, na unidade hospitalar.

Laiane Cruz

O movimento Doe Vida vai realizar no próximo sábado (31), a partir das 15h, um abraço simbólico no Hospital Estadual da Criança (HEC) como parte da luta pela instalação de um centro oncológico, na unidade hospitalar, em Feira de Santana, para atender em torno de três mil crianças carentes entre Feira e municípios circunvizinhos.
 
Segundo Márcia Hauali, coordenadora nacional do movimento, essas crianças necessitam viajar para Salvador ou Itabuna a fim de receberem o procedimento de quimioterapia ou radioterapia.
 
“A gente está lutando pelo projeto Expande do Ministério da Saúde com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), onde vem um funcionário, faz a inspeção, libera a verba para fazer a instalação de equipamentos e contratação de pessoal”, informou a coordenadora.
 
Além disso, a coordenadora pretende instalar uma filial da ONG Movimento Doe Vida em Feira de Santana para dar apoio psicológico e educacional para as crianças. “Por que quando elas estão em tratamento de ‘quimio’ ou de ‘rádio’, elas não podem ir para a escola, por conta da baixa imunidade. Então, ela perde tanto o ano letivo quanto o convívio social”, acrescentou Mária Hauali.
 
Ela esclareceu ainda que o secretário de Saúde do estado, Jorge Solla, anunciou a implantação de um centro de atendimento a crianças com câncer, no mesmo hospital. Entretanto, o local oferece apenas apoio a crianças que já estão em tratamento em outros locais e porventura passam mal.
 
“Não estou dizendo que isto não é válido, porém, o necessário para essas crianças é acabar com esse sofrimento, com essa viajem. É elas fazerem ‘químio’ e radioterapia aqui”, explicou, acrescentando que a ONG vai prosseguir com a campanha, com o apoio de artistas na televisão, como o cantor de axé Saulo Fernandes, e um abaixo assinado, que já conta com 50 mil assinaturas a ser levado ao Ministério da Saúde, até que o governo forneça uma resposta concreta ao movimento.
 
Além disso, a coordenadora do movimento pediu o apoio da população e de empresários que colaborem com pelos menos 300 camisas para a realização da campanha no próximo sábado, bem como alimentos não perecíveis, entre outras formas de auxílio, que deverão ser entregues no estande montado no Shopping Boulevard.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários