Andrea Trindade
O diretor e fundador do Grupo de Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual (Glich), Rafael Carvalho, 37 anos, morreu na tarde sexta-feira (23), em um hospital de Salvador.
A Parada Gay de Feira de Santana, que seria realizada no próximo domingo (25), foi cancelada. Rafael Carvalho nasceu em São Gonçalo e faria aniversário no próximo dia 30. Ele residia em Feira de Santana desde 1999. Ator, palestrante e ativista, Rafael fundou o Ghlich em 2002 e atuava em favor da comunidade LGBT da cidade.
Rafael Carvalho era presidente de honra do Glich, que presidira por alguns anos. Ele tinha 37 anos e era um dos expoentes do Movimento Gay, na Bahia.
A causa da morte, embora não oficialmente divulgada, teria sido em decorrência de complicações respiratórias, mas a informação ainda não foi confirmada pelo presidente do Clich, Fábio Ribeiro. Segue abaixo nota enviada pelo presidente.
Nota de Falecimento de Rafael Carvalho – ativista dos Direitos humanos LGBT
Com muita tristeza venho confirmar a morte do meu amigo Rafael, sem consegui conter as lagrimas, e tendo a triste função de cuidar desse papel de divulgar a informações para quem quiser dar-lhe o último adeus.
Que um pouco desse ser único viva em cada um de nós, ele que viveu intensamente cada minuto de sua vida, dizia não ter medo da morte. Nesse choro muito, não apenas por sua morte mas, por ter saudade da pessoa com quem mais vivi e dividi momentos nestes últimos 10 anos de minha vida.O amigo será sendo velado no SAF – que fica localizado na rua JJ Seabra – 334- Centro de Feira de Santana.
O velório acontecerá hoje – 23 de agosto, a partir das 22h. O sepultamento será amanhã – dia 24 de agosto – as 11 horas no Jardim Celestial.
Fábio Ribeiro
Presidente do GLICH