A Rua Jonas Souza de Almeida, localizada no Parque Panorama, no bairro Tomba, em Feira de Santana, enfrenta problemas com a vegetação alta e o descarte irregular de lixo nas vias públicas. A situação tem preocupado os moradores, que relatam o acúmulo de entulho e a presença de animais peçonhentos tomando conta das residências.
Luciano Santos, morador da região, acionou a equipe do Portal Acorda Cidade na manhã desta sexta-feira (21) para expor a situação e cobrar providências da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp). Ele teme que o local se torne um ponto de descarte de lixo frequente, já que o lixo está tomando toda a calçada.
“Muito mato, muito lixo, o pessoal já aproveita para jogar lixo. Isso já é um início para o pessoal descartar sofá velho e etc. Rua Jonas Souza de Almeida. Ela é o fundo do PSF. Tanto o fundo como a lateral estão bastante cheios de mato. E isso já está juntando outros tipos de lixo que o pessoal também joga.”
A preocupação dos moradores não é apenas com a sujeira, mas também com os riscos que o acúmulo de entulho pode trazer, atraindo ratos, baratas e até mesmo escorpiões.
“Esse tipo de situação propicia a ter esses tipos de insetos, que estão em infestação aí, assim como escorpião. Então é interessante chegar a esse serviço aqui para beneficiar. Até apareceu, mas minha cachorra é valente, ela matou o escorpião. Não comeu não, ensinei ela a matar”, completou.
Maria da Conceição Oliveira de Almeida, que vive na região há 14 anos, pede mais conscientização da população, mas também fiscalização para evitar que pessoas continuem descartando entulho na rua de forma irregular.
“Basta não sujar e manter limpo. Sempre deixam lixo e entulho aqui na rua. Isso atrai muitos insetos, baratas, ratos já há bastante tempo. A pessoa tem que se conscientizar que não pode fazer isso”, afirmou.
Apesar de a coleta de lixo estar sendo realizada regularmente às terças, quintas e sábados, a moradora conta que a última vez que a equipe da Sesp passou para fazer manutenção na rua foi há bastante tempo.
“Eles vêm, mas já tem tempo que não aparecem. Dar uma arrumadinha, que a rua está toda suja”, disse Maria da Conceição.
O Acorda Cidade solicitou um retorno da Sesp.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.