Igor Andrade Vieira é uma das promessas do Jiu-Jítsu de Feira de Santana. Aos 18 anos, ele já conquistou o título de Campeão Baiano, mas não pretende parar por aí. O jovem busca apoio para conseguir representar a cidade em uma competição internacional na capital baiana, o Salvador Fall, que acontece entre os dias 29 e 30 de março.
Ex-vendedor de cremosinho, Igor viu a oportunidade de alcançar novos voos na vida e o esporte foi este caminho. Enquanto trabalhava nas ruas da cidade, foi através de um Sensei que ele foi convidado a treinar, mas disse em entrevista ao Acorda Cidade que nunca havia pensando em Jiu-Jítsu.
Treinando desde de fevereiro de 2024, foi em setembro que ele começou se destacar no esporte. Logo na primeira competição, alcançou o segundo lugar no pódio. Depois veio os primeiros lugares na Copa do Brasil, no Campeonato Baiano de Jiu Jítsu e no Internacional Championship.
“Eu estava muito nervoso, muita gente, e aí dá uma certa adrenalina no corpo. E aí o sensei me apoiou, falou, não, vai lá e faz o que você faz no treino. Eu fui com isso na mente, chegando lá eu ganhei três lutas e perdi a última ficando em segundo”, contou Igor sobre sua primeira vez competindo no ringue.
Seguindo uma rotina normal de um estudante, ele vai à escola em um dos turnos, mas dedica a outra parte do tempo para treinar. Após tomar gosto pelo esporte, o Jiu- Jítsu se tornou algo imenso, “felicidade demais, ainda mais quando aplaudem você”.
Organizado pela Federação Brasileira de Jiu Jítsu (FBJJ), o Salvador Fall acontece duas vezes ao ano. Para essa primeira etapa, o atleta tem se preparado físico e emocionalmente com o apoio da Iron Guard Academia, em Feira. “Estou treinando todos os dias, alimentação saudável, estou me cuidando bem, dormindo bem também”.
Agora, o grande desafio da preparação, além do treinamento físico e mental, é o apoio financeiro para conseguir participar do evento.
“O principal desafio é a questão dos apoiadores para conseguir o dinheiro da passagem, alimentação e outros custos básicos que tem. Esse é um dos principais desafios que eu tenho. Preciso de uma ajuda para poder competir”.
A diretora do Colégio Assis Chateaubriand, onde Igor estuda no 1º ano do Ensino Médio, falou do orgulho que sente ao ver um aluno se destacando no esporte.
“É uma satisfação e uma emoção imensurável. Fico muito feliz como educadora pública de ver um aluno voltado para o esporte. A gente está vendo um investimento na educação pública do país todo com quadras poliesportivas, nas oficinas até para que esse menino seja resgatado e tenha o esporte como não só uma atividade esportiva, mas pode ser também um campo profissional”, afirmou Leisliane Vieira.
Segundo a diretora, Igor é um rapaz centrado, organizado, tem muito foco e humildade. Ele começou vendendo cremosinho, mas abraçou a oportunidade e está começando a fazer sua história.
“Vamos ajudar como a gente pode, e sei que vai aparecer, porque o esporte individual ainda precisa de muitos colaboradores. A escola pública está aberta às parcerias. É para isso que existe as parcerias, no sentido da gente aprimorar, incentivar ainda mais o esporte”.
Com dedicação e talento, Igor já mostrou que tem potencial para ir longe. Ele conta com o apoio da comunidade para continuar sua trajetória no esporte e representar Feira de Santana no cenário internacional.
“Dizer a todos que estão me apoiando, eu sou muito grato e que esse campeonato eu vou chegar, vou dar o meu melhor e com certeza eu só vou lá para ganhar”, declarou o atleta.
Quem quiser ajudar o jovem atleta pode entrar em contato pelo Instagram @cremosobjj
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.