Feira de Santana

Projeto aprovado em 2023, ainda não sancionado, prevê optomestrista em escolas municipais

Autora da proposta, a vereadora Lu de Ronny disse que a iniciativa traria benefícios para a saúde e aprendizagem dos alunos

optomestrista
Foto: Freepik

Aprovado pela Câmara de Vereadores, está dependendo de sanção do Executivo, para que venha a se tornar lei, o Projeto de número 153/2023, que garante a presença de optometristas nas escolas da Rede Municipal de Ensino em Feira de Santana.

Autora da proposta, a vereadora Lu de Ronny (PV) disse, na sessão desta quinta (20), que a iniciativa traria benefícios para a saúde e aprendizagem dos alunos: “muitas vezes, os próprios professores observam as crianças em sala e identificam a dificuldade de alguns estudantes em assistir aulas em virtude dos problemas na visão”.

Segundo a parlamentar, a medida permite que o optometrista avalie a acuidade visual dos estudantes e, se necessário, recomenda o uso de óculos. Caso identifique uma condição que exija atendimento especializado, Lu de Ronny destaca que o profissional fará encaminhamento da criança a um oftalmologista.

“Os optometristas têm o limite de onde devem atuar e existe um respeito entre as classes, então, os estudantes seriam encaminhados a um médico especialista”, disse a vereadora e enfermeira. Para o Professor Ivamberg (PT), a medida é de suma importância: “Nós, que trabalhamos em sala de aula vemos que muitos alunos não conseguem aprender devido aos problemas de visão”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários