Feira de Santana

Câmara de Feira de Santana discute reconhecimento da Festa de Santa Bárbara como patrimônio imaterial

O vereador Edvaldo Lima foi contra o projeto.

Dia de Santa Bárbara
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Foi discutido na manhã desta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o Projeto de Lei que transforma a Festa de Santa Bárbara, como patrimônio imaterial do município.

Em primeira discussão, o projeto, que é de autoria do vereador Pedro Américo (PSDB), foi aprovado, mas houve prerrogativa do vereador Edvaldo Lima (União Brasil), que é contra a lei.

Edvaldo Lima
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Trouxeram o projeto de homenagear a Santa Bárbara. Só que eu conheço a palavra de Deus. E a palavra de Deus me orienta que eu só posso amar o único Deus, Deus de Israel, Pai, Filho e Espírito Santo. Eu não tenho nada contra quem homenageia, quem adora, é problema de cada um, agora o vereador Edvaldo Lima não adora. Não vou votar para homenagear a imagem, porque lá no capítulo 27 do livro de Deuteronômio, diz o seguinte, ‘maldito homem que faz a imagem e maldito quem adora’, isso é registrado na Bíblia, então eu vou ficar com o quê? Com a palavra de Deus”, disse o vereador.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador Ivamberg Lima (PT), que é favorável ao Projeto de Lei, declarou que é uma iniciativa, que possibilita financiamentos para a festa.

Ivamberg Lima
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“É um projeto que transforma a festa de Santa Bárbara, dia 4 de dezembro, como patrimônio imaterial. Ou seja, coloca o evento para não ser esquecido, mas para além disso, é um projeto que abre frentes para que haja financiamento para essa festa. Então, quando um evento é transformado em patrimônio imaterial, vários aportes podem ser feitos. A minha fala foi no sentido de que a gente deve sempre estar apoiando a cultura, porque essa é uma festa da cultura de um povo. O vereador Edvaldo Lima não vê por esse lado, ele vai pelo lado da religiosidade, leu até a Bíblia dizendo que a gente só pode adorar a Deus e que não pode construir estátuas, mas não tem nada a ver de construção de estátuas, nem adorar a Deus”, disse.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários