A Central Única das Favelas (Cufa) realizou, na manhã de quinta-feira (13), o Seminário Econômico Social para Comunidades de Minorias em Feira de Santana. O evento reuniu representantes de comunidades da zona urbana e rural, especialistas e organizações para debater questões relacionadas à saúde, educação, segurança e transporte.
Nos últimos meses, a Cufa recebeu relatos sobre dificuldades de acesso a serviços essenciais, considerados responsabilidade dos governos municipal, estadual e federal. Diante dessas demandas, o seminário foi organizado com o objetivo de esclarecer dúvidas da população e apresentar informações sobre os direitos e deveres do poder público.
Além disso, o evento abordou a inclusão social e a redução da vulnerabilidade econômica, destacando a capacitação profissional, o empreendedorismo e alternativas sustentáveis de geração de renda. A proposta foi mobilizar a comunidade e promover estratégias que possibilitem maior autonomia para pessoas em situação de risco social.
Os participantes discutiram possíveis soluções para as dificuldades enfrentadas pelas comunidades e formas de articulação para garantir a melhoria dos serviços públicos. A iniciativa da Cufa buscou aproximar a população das informações necessárias para fortalecer sua participação na construção de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.