O governador Jerônimo Rodrigues informou que na terça-feira (11) estará em Brasília em um encontro com prefeitos e com o presidente Luís Inácio Lula da Silva e, que na oportunidade, também terá uma agenda com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar sobre a situação da ViaBahia.
“Fiquei feliz quando o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o distrato com a ViaBahia. Sobre a questão da multa, o que for de direito, temos que pagar, somos de um estado democrático, o que for de direito a justiça vai nos ajudar a dizer se tem que pagar ou não. Se ela prestou o serviço e tem um contrato, paciência, é a lei”, afirmou.
O governador destacou que, por segurança, a concessionaria seguirá na concessão das rodovias até o período do Carnaval.
“A gente sabe que o piso é ruim, mas o serviço de guincho e de ambulância não é ruim, então o TCU aprovou para que logo após o Carnaval, o Dnit assuma a gestão dessas BRs. Não haverá pedágio até que ocorra uma nova licitação e quero conhecer quais são os projetos que se mantém, como por exemplo a iluminação em alguns pontos da BR, ambulâncias, serviço de guincho. Vou verificar como fica a nova licitação”, afirmou.
Ponte Salvador-Itaparica
Sobre a ponte Salvador-Itaparica, o governador informou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) dará um parecer sobre a situação.
“Vou torcer para que seja um parecer favorável porque depois do parecer, a próxima etapa é o governo e as empresas chinesas assinarem. Depois de assinado, tem a obrigação de se começar a colocar os pilares em um ano. Quero negociar para encurtar esse prazo”, disse.
Redução nas mortes violentas
Jerônimo Rodrigues também falou sobre a situação da Segurança Pública e sobre o uso das câmeras corporais por policiais militares. Segundo ele, testes ainda estão sendo realizados.
“Todas as vezes que temos redução, são vidas que não deixaram a gente, não são somente números. Quero dizer que temos interesse em ampliar a quantidade de câmeras ou para defender um policial quando ele tiver razão ou para defender quem foi vítima de um comportamento que não foi adequado. Não temos orçamento para esse ano, estamos fazendo testes ainda, o resultado está bom, estamos fazendo um balanço e há a redução de agressão tanto que o policial sofre como do contrário”, afirmou.
Leia também: Sem cobrança de pedágio, Dnit iniciará recuperação e conservação das BRs 116 e 324 após fim da concessão da Viabahia
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.