Uma obra para revitalizar o telhado na Feirinha da Estação Nova será iniciada a partir da próxima semana. A informação foi confirmada pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), durante uma visita ao local realizada na manhã deste domingo (9).
A feirinha fica localizada na Avenida João Durval. As obras serão executadas pela empresa EG Construções e custará cerca de R$ 436 mil. Em entrevista ao Acorda Cidade, Ronaldo explicou que a ação visa atender a uma demanda por melhorias feita por comerciantes e clientes que frequentam o local.
“Minha esposa faz feira aqui toda semana, muitas pessoas me param na rua para falar desta feirinha. Uma chuva em janeiro revelou que grande parte desse telhado era semelhante a uma peneira, caindo água para tudo que é lugar, molhando tudo, e as pessoas estavam enfrentando dificuldade para caminhar porque estava acumulando muita água”, disse José Ronaldo.
Um novo telhado
João Vianney, superintendente de Operações e Manutenção da Prefeitura de Feira de Santana, explicou que a equipe deve fazer uma revisão completa na cobertura da feirinha. A obra deve contemplar a limpeza do telhado, reforço de algumas partes da estrutura e a substituição de telhas e calhas danificadas.
“Nas demais áreas da feira, tem alguns segmentos de drenagem que precisam ser ampliados. Vai ser feito todo um reforço dessa parte de drenagem da feira e substituição de segmentos da rede de esgoto interna que estão bastante danificados”, disse o superintendente.
Vianney explicou que a meta é concluir a obra o mais rápido possível para evitar prejuízos ao fluxo normal do espaço. Durante a revitalização, alguns comerciantes deverão ser deslocados por conta das medidas de segurança.
“Todo o cronograma será alinhado com a Secretaria de Agricultura para fazer uma gestão na feira. Porque todos os vãos em que nós vamos atuar terão que ser desocupados. Todo o pessoal que atua naquela área, na parte inferior, será deslocado para outro local, para que a gente possa fazer essa recuperação sem risco nenhum, tanto aos feirantes quanto aos consumidores”, disse Vianney.
Faxina geral
O prefeito José Ronaldo reforçou, durante a visita à Feirinha da Estação Nova, que uma limpeza geral está prevista para o local. Ele afirmou, em entrevista ao Acorda Cidade, que deve acionar a equipe do secretário de Serviços Públicos, Justiniano França.
“Caminhamos entre os feirantes e, na proporção que a gente ia andando, íamos verificando as coisas, as pessoas iam se aproximando, conversando, pedindo uma ampla limpeza aqui no espaço, uma espécie de faxina, como a gente fez no Centro de Abastecimento”, disse Ronaldo.
Um novo estacionamento
Outro ponto levantado pelo prefeito foi a possibilidade de desapropriar um terreno próximo à feirinha, que estava servindo como local de descarte irregular de lixo. José Ronaldo frisou que a ação não é tão simples e que vai iniciar a fase de diálogo com o proprietário da área. A intenção é transformar o terreno em um novo estacionamento para clientes que frequentam a feirinha.
“Não estou aqui prometendo, mas a nível de futuro, estamos pensando nesta área de terra que está servindo como lixão. Nós vamos iniciar uma conversa com o proprietário para tentar desapropriar essa área de terra e talvez fazer um estacionamento. Mas isso é uma coisa que não se faz da noite para o dia, tem de ter diálogo, entendimento”, disse.
Banheiros
Ronaldo lembrou que a feirinha é um importante polo econômico para o município, pois recebe, nos dias de funcionamento, centenas de clientes e muitas pessoas obtêm do local o sustento familiar. Levando isso em consideração, o prefeito explicou que medidas, como a ampliação dos horários de funcionamento dos banheiros, visam proporcionar mais conforto aos usuários do espaço.
“Dia de sábado, estavam funcionando apenas até às 11h, quando a feirinha funciona até as 5h da tarde. Então, esses sanitários vão ter que funcionar sexta, sábado e domingo, iniciando de manhã cedinho até as 5h da tarde”, concluiu o prefeito.
A equipe
Além de João Vianney, o prefeito estava acompanhado de Joilton Freitas (secretário de Comunicação Social), Luiz Bahia Neto (secretário de Governo), Neinha Bastos (secretária da Mulher), Silvaney Araújo (secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural) e dos vereadores Lulinha da Conceição, Marcos Carvalhal, Pedro Américo e Jorge Oliveira.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram