Com a chegada do calor e da umidade, a incidência de escorpiões aumenta, e com ela, os registros de acidentes também sobem. No último sábado (1º), a apresentadora Ana Maria Braga foi picada por um escorpião em sua fazenda, em Bofete (SP), e precisou de atendimento médico no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.
O caso acendeu um alerta para a necessidade de prevenção e rápido socorro em situações semelhantes, principalmente nesta época do ano.
Em Feira de Santana, somente entre janeiro e novembro de 2024, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) registrou 685 atendimentos por acidentes escorpiônicos. O maior número de casos foi em março, com 86 ocorrências, seguido por maio (73) e janeiro (67). Dezembro ainda está em processo de levantamento de dados, mas as estatísticas indicam que o problema é constante durante todo o ano.
Segundo Angela Mara Carvalho, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Epidemiologia do HGCA, esses acidentes são comuns dentro das residências, mas nem sempre são graves.
“De todos os animais peçonhentos, o que nós recebemos a maior quantidade de pacientes no HGCA é o acidente por picada de escorpião. Ele normalmente acontece dentro das residências, mas na maioria das vezes não é um acidente grave”, informou a profissional em entrevista ao portal Acorda Cidade.
A enfermeira também alertou que o HGCA é a unidade de referência na cidade para o atendimento desses casos, sendo o único hospital que possui o soro anti-escorpiônico. Para reconhecer uma picada de escorpião, a pessoa deve se atentar ao sintoma da dor muito forte no local da lesão.
“Nem sempre a pessoa precisa tomar o soro. Muitas vezes é necessário somente uma medicação para dor. Essa avaliação quem vai fazer é o médico, em função dos sintomas que cada paciente está apresentando”. Entretanto é imprescindível procurar o hospital para passar por uma avaliação profissional, afinal, uma picada do escorpião pode levar a morte. Reveja mais sobre o assunto aqui.
Como evitar acidentes com escorpiões
- Para evitar acidentes com escorpiões, a recomendação é sempre manter os ambientes limpos e sem acúmulo de entulho e lixo, que podem atrair baratas, principal alimento do escorpião. A enfermeira também orienta sobre medidas simples que fazem diferença na prevenção.
- Sacudir os sapatos antes de usar, pois os escorpiões gostam de lugares escuros.
- Manter os ralos das residências bem fechados, pois os escorpiões podem sair da região do esgoto.
- Evitar o acúmulo de lixo e entulho, que atraem baratas, principal alimento dos escorpiões.
- Sempre andar calçados em locais mais propensos ao aparecimento de escorpiões, como quintais, depósitos, terrenos baldios e áreas com acúmulo de entulho.
- Se morar em locais com áreas verdes ou de mata, redobre os cuidados com a limpeza e vedação de ralos e frestas para evitar a presença de escorpiões.
“A prevenção é sempre o melhor cuidado quanto à picada dos animais peçonhentos, especialmente do escorpião”, finaliza.
Com informações da jornalista Iasmim Santos da produção do programa Acorda Cidade
Leia também: Aranha caranguejeira é aliada contra animais peçonhentos; veja curiosidades sobre bichinhos tenebrosos
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.