Educação

Secretário Pablo Roberto diz que edital para contratação de professores através de Reda deve sair em breve

Pablo também falou sobre outras questões que estão sendo resolvidas, como a situação da merenda escolar, fardamento e carteiras escolares.

pablo roberto
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

O secretário municipal de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, esteve no programa Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (3) para falar sobre o início da Jornada Pedagógica e sobre os preparativos para o início do ano letivo, no dia 6 de fevereiro. Entre as demandas a serem resolvidas, está a questão da falta de professores. O secretário voltou a afirmar que 300 profissionais do último concurso serão convocados e um Reda será aberto para a contratação de outros 300.

“O último concurso permite que o município convoque até 300 professores, nós vamos convocar os 300. Com relação à disciplina, depende muito do fechamento das matrículas. Estamos com aproximadamente 56 mil alunos matriculados este ano, um aumento de cerca de 2 mil, e acredito que entre hoje e amanhã já saberemos a necessidade de cada professor, por disciplina. Atualmente, faltam aproximadamente 250 professores. Vamos chamar 300 do concurso e vamos fazer um Reda de 300, pois temos algumas questões a serem resolvidas. Por exemplo, ocorreu uma seleção interna de alguns professores para assumirem coordenação pedagógica. Então, para esses professores assumirem a coordenação, eu preciso ter professores temporários para não ter problema na rede”, explicou.

Além da falta de professores, Pablo também falou sobre outras questões que estão sendo resolvidas, como a situação da merenda escolar, fardamento e carteiras escolares. O secretário afirmou que toda equipe está trabalhando muito para garantir que o ano comece com toda a estrutura necessária.

“Alguns processos estão sendo feitos. Já viabilizamos a licitação do fardamento e do material didático, que está sendo publicada amanhã, porque por algum motivo, não foi possível fazer no ano passado, então iniciamos do zero. Outro processo importante é a aquisição de carteiras escolares para suprir as necessidades das escolas que foram inauguradas e ampliadas. Esses 31 dias de governo foram de muito trabalho com a equipe técnica para que todos esses processos possam acontecer o quanto antes”, afirmou.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito José Ronaldo de Carvalho mencionou a falta de aproximadamente 13 mil carteiras escolares. Pablo Roberto informou que a expectativa é que as licitações ocorram para que os equipamentos sirvam à comunidade escolar e garantiu que as aulas devem ser iniciadas com esse processo concluído.

Jornada pedagógica

O secretário destacou a importância da Jornada Pedagógica, que terá início às 14h desta segunda-feira (3), no Cajueiro. Segundo ele, toda a rede municipal participa e a expectativa é de contar com cerca de 3 mil pessoas, entre professores, gestores, porteiros e todas as pessoas que integram o ambiente escolar.

A jornada contará com a palestra do psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, e o tema é “Inspirar caminhos e transformar vidas: cuidar de quem educa na busca da educação pública de qualidade”.

“Esse é o tema central da jornada este ano. Vamos falar sobre propostas pedagógicas, tudo aquilo que estamos pensando para o ano de 2025. Esse momento é muito importante porque vai dar as diretrizes, vai orientar a proposta pedagógica de todo o ano”, afirmou.

Contratação de novas merendeiras

Sobre a situação das merendeiras que foram demitidas no final do ano, Pablo reafirmou que devido ao contrato de trabalho, elas não podem ser recontratadas imediatamente e informou que a empresa já está fazendo a seleção de novos funcionários.

“Essas pessoas só poderiam retornar seis meses após serem demitidas. O prefeito pessoalmente tentou resolver essa situação, mas não conseguimos encontrar uma alternativa para que elas pudessem continuar trabalhando. Queríamos muito aproveitar essa experiência, a relação que têm com os alunos e a comunidade escolar, mas não foi possível. A empresa já está em processo de seleção para que, no próximo dia 6 de fevereiro, todas as providências tenham sido adotadas e as refeições possam ser servidas sem problemas”, afirmou.

Alunos atípicos

Questionado sobre a assistência e garantia aos estudos para crianças atípicas, o secretário Pablo disse que já tratou do assunto com o prefeito José Ronaldo e que será preciso realizar uma seleção para a contratação de mais profissionais.

“Um levantamento foi apresentado e vamos precisar fazer um processo de seleção para que tenhamos equipe suficiente. O número de crianças atípicas matriculadas na rede tem aumentado a cada ano, então estamos com um olhar especial em relação a isso”, afirmou.

Terceirizados

Pablo também falou sobre a situação dos funcionários terceirizados da educação. Segundo ele, algumas empresas estavam sem cumprir com suas obrigações, como 13º salário, férias e alimentação, mas afirmou que a situação está sendo regularizada.

“Chamamos essas empresas e estabelecemos um prazo para que pudessem honrar todos os seus compromissos, então hoje não existe nenhum tipo de atraso em relação ao mês de janeiro. A prefeitura vai pagar dentro do prazo para que os atrasos não ocorram. Estamos com uma empresa que precisa resolver o vale-alimentação e nós fizemos a notificação na semana passada”.

Restrição do uso do celular e instalação de câmeras em salas de aula

O secretário Pablo Roberto informou que na próxima semana será feita uma reunião para debater o decreto de proibição de celulares nas salas de aula, onde também será discutida a implantação de câmeras.

“As unidades escolares são monitoradas por vídeo e há uma discussão sobre monitorar alguns espaços, como salas de aula. Vamos debater esses assuntos na próxima semana”, disse.

Situação das escolas em Jaguara

O secretário também foi questionado pela população sobre a situação das escolas no distrito de Jaguara. Ele afirmou que é uma região onde as escolas são espalhadas devido à distância entre as comunidades, mas que a secretaria está acompanhando para melhorar o que for necessário.

“Nosso subsecretário esteve em Jaguara na semana passada e amanhã a equipe volta lá. Vamos conversar com os pais e, se o prédio locado não tiver condições de funcionar, não vamos continuar colocando crianças em situações inadequadas. Vamos assegurar o transporte para que esses alunos sejam matriculados em um espaço que reúna as condições para que possam adquirir seu aprendizado. Estamos cuidando disso com atenção”, garantiu.

Leia também

Secretário Pablo Roberto anuncia contratação de 600 professores; 300 são do último concurso

Demissão de merendeiras: advogada explica por que funcionários demitidos não podem ser recontratados

Educação municipal tem déficit de mais de 12 mil carteiras: onde estava a ex-secretária Anaci Paim?

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários