Postos de saúde terão vacina contra meningite a partir de janeiro

A vacina contra meningite será disponibilizada todos os postos da rede municipal de saúde de Feira de Santana, para crianças de zero a cinco anos.

A partir de janeiro, a vacina contra meningite será disponibilizada todos os postos da rede municipal de saúde de Feira de Santana, para crianças de zero a cinco anos. A informação é da coordenadora de da Rede de Frios da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Mota. A vacina será distribuída pelo Governo do Estado, devido ao surto da doença registrado em Salvador e em outros municípios da Bahia.

De acordo com Alessandra Mota, as equipes da Secretaria de Saúde serão treinadas para administrar a vacina. A estimativa é que sejam vacinadas em torno de 47 mil crianças na faixa etária estabelecida para atendimento. A orientação é que a vacina contra a meningite seja incluída no calendário básico de vacinação da rede de saúde do município.

A prioridade será a criança nos primeiros seis anos de vida, pelo fato de ser a faixa etária de maior fragilidade. Alessandra Mota esclareceu que no caso das crianças acima de seis anos e adultos, a vacina deverá ser solicitada por médico, mediante apresentação de relatório, para portadores de doenças como câncer ou pacientes que serão submetidos a transplantes.
 
Atualmente a vacina contra a meningite só é aplicada em atendimento particular em clínicas e hospitais. Por enquanto, está sendo aguardado direcionamento da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Enquanto isso, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Janice Estrela, alerta para medidas que devem ser adotadas visando prevenir a doença, a exemplo de uma boa alimentação a base de frutas e verduras, higiene em casa, nas escolas, nos locais de trabalho e nas instalações sanitárias, bem como manter os ambientes bem ventilados.

Madalena de Jesus com informações do repórter Ney Silva
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários