O Ministério da Educação (MEC) indentificou erros no gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizadas neste sábado (05) e domingo (06) e vai divulgar novo gabarito em breve. Segundo o ministério, os gabaritos foram embaralhados e saíram trocados. Pelo menos seis questões estão com problemas na resposta. Uma das perguntas com problema no exame de matemática, por exemplo, corresponde a de número 145 das provas Cinza e Amarelo e a 147 da Azul e a Rosa.
As questão traz duas figuras que mostram a montagem de um quebra-cabeças e pede para o candidato analisar como podem ser encaixadas. Pelo gabarito oficial, a resposta correta da questão 147 é letra "a", que diz: "1 após girá-la 90º no sentido horário". No entanto, o gabarito da questão 145 aponta a letra "c", que afirma: "2 após girá-la 90º no sentido anti-horário". A alternativa correta, segundo professores consultados pelo G1, é a alternativa "c".
No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foi publicada a seguinte nota:
Foi identificada inconsistência nos gabaritos dos diferentes modelos de prova publicados. Os gabaritos corretos serão publicados o mais breve possível.
Nota Oficial – Gabaritos Enem 2009
O Inep verificou inconsistência nos gabaritos dos diferentes modelos de prova aplicada neste final de semana. Em função disso, todo o material está sendo revisto. Os gabaritos oficiais serão divulgados amanhã, segunda-feira, a partir das 10h.
O Inep também colocou no site a seguinte informação: Foi anulada uma das 45 questões de múltipla escolha da prova de linguagens do ENEM, aplicada neste domingo (6). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que aplica a prova, os candidatos não serão prejudicados. A assessoria de imprensa informou que a banca examinadora avaliou que a questão tinha problema, mas não soube informar o porquê. Professores de português acreditam que a questão tenha sido anulada porque estava mal formulada.
Ceca de 2,6 milhões dos mais de 4 milhões de inscritos fizeram as provas. O índice de abstenção chegou a 37,7% no sábado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Dados preliminares apontam que 2,9% das pessoas que fizeram a prova no primeiro dia não realizaram o teste no domingo. Foi a maior abstenção da história do exame. O MEC esperava um índice de 35%.
Confira as e provas clicando aqui
Andréa Trindade com informações do G1 e INEP