Feira de Santana

Presidente da Câmara de Vereadores convoca sessão extraordinária para debater cortes nas despesas da Casa

A sessão deve começar no tempo regimental e contará com a indicação de parlamentares para compor as comissões especiais.

Câmara Municipal - Câmara dos vereadores
Foto: Ascom

A Câmara de Vereadores de Feira de Santana irá realizar, na próxima quinta-feira (23), uma sessão extraordinária para debater cortes nas despesas da Casa. A reunião foi solicitada pelo presidente, vereador Marcos Lima (União Brasil). Em pauta estarão medidas ostensivas, como a redução do valor do cartão-alimentação e dos proventos de cargos comissionados.

Marcos Lima (União Brasil), presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana
Marcos Lima (União Brasil), presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana | Foto: Paulo José / Acorda Cidade

“Entendemos que alguns reajustes ultrapassaram os limites prudenciais e por esse motivo nós precisamos fazer essa correção. Contribuiu para isso não só o reajuste dos vereadores, mas também o reajuste de assessores, que eu entendo ser importante, mas ultrapassou bastante o número de cargos e valores”, disse o presidente.

A sessão deve começar no tempo regimental e contará com a indicação de parlamentares para compor as comissões especiais. Mas Lima disse, em entrevista ao Acorda Cidade, que o principal objetivo da sessão extraordinária é a correção de valores, que ele e alguns colegas acham que não condizem com a realidade do orçamento da Câmara.

“Vou cortar na própria carne. Nós vamos fazer esses cortes, que entendemos ser importantes para podermos entrar no ano de 2025 com a tranquilidade de não ter problema lá na frente. Acredito que não vai ser uma sessão demorada, porque será extraordinária, justamente para aprovar em primeira e segunda discussão esses projetos de redução.”

Obra paralisada é obra sem fim

O presidente aproveitou a oportunidade para esclarecer sobre o andamento da obra do prédio anexo da Câmara de Vereadores, a obra está paralisada desde novembro de 2024. Lima afirmou que não tem muitas informações, pois a Casa ainda está passando pela transição de gestão, período em que a antiga presidência deixa a nova a par dos assuntos.

Fachada do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Feira de Santana. Obra está para desde novembro de 2024
Fachada do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Feira de Santana. Obra está para desde novembro de 2024 | Foto: Paulo José / Acorda Cidade

“Estamos aguardando a gestão anterior entregar toda a documentação à nossa presidência, mas já estamos fazendo os levantamentos junto aos tribunais e aos ofícios que nós temos aqui, para poder ver o que a gente vai fazer, porque é preciso finalizar essa obra e, para poder finalizar, nós precisamos dessas informações”, disse Marcos.

Lima contou que o responsável pela empresa que está realizando a reforma do prédio esteve presente durante uma das visitas que ele fez à construção. O presidente afirmou que, mesmo com os valores que pretende economizar aprovando o projeto de redução de despesas, certamente o montante não será suficiente para concluir o serviço, que pode ultrapassar a casa dos R$ 6 milhões.

“Mesmo com essas reduções, ainda a gente vai estar muito apertado, mas eu vou tentar fazer o máximo de economia para que eu possa, a partir do mês três ou quatro, ter alguma coisa já economizada para podermos dar início à conclusão da reforma. Esse é um objetivo nosso. Preciso ter recurso, o dinheiro que cai aqui na conta da Câmara é fixo, e esse recurso nós temos que economizar para poder investir na própria obra”, concluiu o presidente.

Leia também:

Câmara Municipal investiga compatibilidade de gastos em obras no prédio anexo; reforma deve ser retomada em breve

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Daniela Cardoso

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários