Boas Práticas

Prefeitos participam de palestra sobre governança com ministro do TCU em Feira de Santana

João Augusto Nardes apresentou 10 passos necessários para implantação do método ainda nos primeiros dois meses de administração pública.

Evento sobre governança em Feira de Santana
Evento sobre governança em Feira de Santana | Foto: Ney Silva Acorda Cidade

Prefeitos de municípios da região de Feira de Santana participaram de uma palestra sobre práticas de governança. O evento foi realizado pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, que apresentou 10 passos necessários para implantação do método ainda nos primeiros dois meses de administração pública. O encontro ocorreu no Paço Maria Quitéria, na última sexta-feira (17).

O projeto, idealizado pelo ministro há cerca de 10 anos, já foi implementado em cerca de 400 municípios em todo o país. A governança foca no incentivo e investimento em temas centrais como educação, segurança, saúde e infraestrutura.

João Augusto Ribeiro Nardes, ministro do TCU
João Augusto Ribeiro Nardes, ministro do TCU | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“A governança significa a troca de boas práticas. Um município que tem uma boa prática e troca com outro auxilia mutuamente, criando uma solidariedade que resulta em entregas mais efetivas. Os prefeitos que ajudei em 2014 tiveram reeleições expressivas com grande apoio popular, porque priorizaram os temas centrais. Governança é a capacidade de priorizar o que é mais importante”, destacou o ministro.

Retorno esperado

Nardes contou ao Acorda Cidade que viaja pelo país dando palestras gratuitas para gestores de municípios com perfis variados. Segundo ele, a base da implementação de boas práticas de governança não gera custos elevados, mas sim investimentos na melhoria de serviços pagos pelos cidadãos por meio de impostos.

José Ronaldo em evento sobre governança em Feira de Santana
José Ronaldo em evento sobre governança em Feira de Santana | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“A implantação da governança não é cara. É só treinar o que já está montado e aplicar regras de governança. Por exemplo, monitorar e treinar melhor os funcionários, professores e enfermeiros, a fim de entregar resultados melhores para o cidadão. Trata-se de usar e aperfeiçoar a estrutura existente no município”, explicou o ministro.

Clima

O evento também contou com a participação da presidente da Rede de Governança Clima Sustentável, a advogada Renata Andrade, que realizou uma palestra sobre a questão climática. Ela destacou a importância da prática de governança climática.

Renata Andrade, presidente da Rede de Governança Clima Sustentável
Renata Andrade, presidente da Rede de Governança Clima Sustentável | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Nós precisamos estimular e conscientizar não só gestores, mas toda a sociedade, a implementar políticas públicas de sustentabilidade climática. Hoje, o aumento da temperatura e os efeitos das mudanças climáticas estão impactando toda a sociedade. A governança climática é uma questão de sobrevivência, que exige mudanças de atitude para que possamos ter um ambiente ecologicamente equilibrado”, enfatizou Renata Andrade.

Renata Andrade, presidente da Rede de Governança Clima Sustentável
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Realidade difícil

Zeidi Rios, prefeita de Pé de Serra, também participou do evento e destacou que, embora a palestra tenha sido positiva, os municípios necessitam de um olhar atento às suas particularidades. Segundo ela, as questões orçamentárias podem dificultar a implementação dos 10 pilares de governança apresentados pelo ministro.

Zeidi Rios, prefeita de Pé de Serra
Zeidi Rios, prefeita de Pé de Serra | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“A ideia é interessante. Conhecimento nunca é suficiente, e precisamos nos aperfeiçoar, porque o mundo está em constante mudança. No entanto precisamos de apoio. Os municípios menores não têm recursos suficientes para implementar projetos como esse. As cidades pequenas enfrentam dificuldades crescentes, como os custos elevados da previdência, que são desproporcionais à nossa realidade. É necessário suporte para implantar essas ideias e colocá-las em prática”, concluiu a prefeita.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários