Jovens de Feira de Santana participam da Jornada Mundial da Juventude no Rio
O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, falou da expectativa e da importância do evento, que será encerrado no dia 28 de julho.
A Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro será iniciada amanhã (23) e muitos jovens de Feira de Santana já viajaram para participar do evento que terá jovens de vários países. Outro grupo de feirenses irá embarcar para Rio, nesta segunda-feira. O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, falou da expectativa e da importância do evento, que será encerrado no dia 28 de julho.
“Vamos receber pela primeira vez a visita do Papa Francisco no Brasil. Nosso coração, nossos olhos e nossos ouvidos voltam-se hoje, a partir das 16 horas, para o Rio de Janeiro com a chegada do Papa. Milhares e milhares de jovens estarão presentes no Rio e Feira não poderia se omitir em um momento desses”, afirmou.
A estudante Rebeca Moraes, do Colégio Santo Antônio que está levando quatro alunos para participar da Jornada, afirmou que a viajem não é para conhecer o Rio de Janeiro e sim para participar de um momento de reflexão e de espiritualidade. “Além disso, é um momento de interação com jovens de outros países. Vai ser um momento muito bom. Uma troca de experiências”, ressaltou.
O empresário Jair Bezerra, disse que a expectativa é a melhor possível. “Estamos levando 250 jovens de Feira de Santana e região. Eles estão muito entusiasmados e contentes. Essa manhã já embarcarmos 125 jovens. Nossa expectativa é de paz, harmonia, tudo que desejamos para o nosso Brasil”, afirmou.
Segundo Dom Itamar, somando todos os grupos, mais de 400 jovens da região de Feira vão estar no Rio de Janeiro para participar da Jornada. Ele explicou que não foi feita nenhuma seleção e que cada jovem teve a oportunidade de decidir se queria ir ou não.
“Cada um assumiu as despesas da viajem. As paróquias se mobilizaram para ajudar e a responsabilidade econômica ficou a critério da paróquia, da comunidade e da pessoa que vai viajar. São jovens quase todos católicos de nossas comunidades”, afirmou.
O Arcebispo destacou a importância dessa experiência para a vida dos jovens que terão a oportunidade de participar do evento.
“Cada jovem que vai para lá voltará diferente, mais alegre, animado, e mais disposto a servir a família e a sociedade. Nenhum jovem retornará de um encontro como esse do jeito que foi. Cada um voltará disposto a ser melhor”, disse.
Festa de Santana
Sobre a Festa de Santana, Dom Itamar afirmou que a programação está sendo desenvolvida da melhor maneira possível e parabenizou a organização da festa. Ele afirmou que neste ano, com a presença do Papa no Brasil, a festa a será a maior da história da cidade.
Dom Roque Costa Souza, um dos organizadores da vinda do Papa ao Brasil, informou que todos os preparativos já estão organizados. De acordo com ele, cerca de 46 pessoas estarão acompanhando o Papa nessa visita ao Brasil.
“Nós estávamos organizando tudo para a vinda do Papa Bento XVI e com a renúncia dele, nós tivemos que mudar algumas coisas. Mas não tivemos nenhuma indicação contrária daquilo que já estávamos programados a fazer. A única coisa que o Papa Francisco pede, é a simplicidade. Então só tivemos cuidado com isso”, afirmou.
Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade