Desde a realização das provas do concurso público da Prefeitura de Feira de Santana, diversas reclamações surgiram a cada etapa do certame. Candidatos entraram em contato com o Acorda Cidade para relatar supostas irregularidades, incluindo a demora na publicação do segundo cronograma das etapas, erros na classificação de candidatos empatados e questões relacionadas à lista de heteroidentificação. Segundo os relatos, faltam transparência e cumprimento dos critérios estabelecidos no edital.
Diante do volume de reclamações, candidatos formalizaram denúncias ao Ministério Público Estadual (MPBA), que instaurou um procedimento para apurar possíveis falhas no processo seletivo. Ao todo, 52.433 pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 567 vagas disponíveis.
Entre os problemas relatados estão supressão de pontos na nota final, erros na classificação, correção de redações com notas inferiores para cargos que exigiam essa etapa e duplicidade na contagem de candidatos aprovados na ampla concorrência e nas cotas, o que teria reduzido o número de redações corrigidas.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
No último domingo (12), o Acorda Cidade informou que as etapas do concurso para os cargos de guarda municipal e motoristas estavam sendo realizadas na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). No entanto, muitos candidatos alegaram não ter sido informados da convocação e criticaram o número de convocados, inferior ao estipulado no edital.
As reclamações ganharam novos desdobramentos na segunda-feira (13), quando a banca examinadora publicou em seu site oficial a lista de convocados e os resultados de algumas etapas.
De acordo com o advogado Giscivaldo Gomes, divergências entre o edital e as convocações realizadas foram constatadas, confirmando a procedência das reclamações. Em nota publicada em uma rede social, o advogado destacou que as irregularidades foram levadas aos órgãos de fiscalização, como o MPBA, e reafirmou que candidatos prejudicados podem buscar a reversão das situações por meio de ações judiciais. Ele recomenda que procurem advogados especializados em concursos públicos para avaliar suas possibilidades.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram