As ações de gestão do novo governo municipal na área da saúde vêm sendo discutidas desde os primeiros dias de janeiro, quando o secretário Rodrigo Matos tomou posse da pasta. Como uma das prioridades da campanha do prefeito eleito José Ronaldo (UB) é zerar a fila de exames, os detalhes do mutirão começam a ganhar forma.
Além disso, Rodrigo Matos iniciou visitas técnicas às unidades de saúde para avaliar as necessidades específicas de cada local. Na manhã desta segunda-feira (6), o secretário participou do Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News 102.1 FM, para detalhar essas e outras ações.
“Nós conseguimos visitar a maior parte das policlínicas, UPA da Mangabeira, CAPS III, que é uma referência em saúde mental, residência terapêutica, enfim, a ideia é que possamos ver de perto. O trabalho de gabinete é muito importante, mas não se pode perder o contato com a ponta, com a base. É assim que se faz gestão pública, no meu entendimento”, disse Rodrigo.
As visitas permitirão identificar necessidades urgentes que os dados administrativos, por si só, não mostram, como destacou Rodrigo. “Quando você vai nessas unidades, aprende muito e entende que há pontos que são mais urgentes do que se pensava ao planejar apenas com dados e dentro do gabinete”.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Diagnóstico das Unidades de Saúde
Sobre a situação das unidades, o secretário destacou que há muitas que precisam de intervenções estruturais. Algumas estão melhor conservadas, outras nem tanto. “Há uma assimetria, até porque há organizações sociais que tocam essas unidades e cada unidade tem uma organização social específica, que é responsável não só pela questão assistencial, mas pela conservação da infraestrutura de cada unidade”.
Segundo Rodrigo, a prioridade inicial será resolver as situações mais críticas. As empresas que mantêm contrato com a secretaria foram convocadas para cobrar efetivamente o cumprimento dos contratos e melhorias estruturais. Para ele, é importante manter a estrutura adequada, não apenas por uma questão estética, mas também de conforto e para a eficiência no fluxo de atendimento.
Até o momento, nas unidades que já foram visitadas, os insumos estavam supridos, mas em algumas as questões estruturais necessitam de mais atenção da gestão. “Em especial a Policlínica do George Américo, a gente entende que tem muita coisa a ser feita, tem muita coisa a ser melhorada”.
Prioridades da Nova Gestão
Nos primeiros dias úteis, Rodrigo destacou a necessidade de ajustes administrativos. Há questões como mudanças de titularidade de contas, que envolvem processos burocráticos com os bancos e que são essenciais para a administração pública.
No âmbito assistencial, ele afirmou que a prioridade é fortalecer a atenção primária à saúde. Quando bem estruturada, a atenção básica resolve 70% dos problemas de saúde da população. A pasta também quer requalificar as estruturas de urgência e emergência, como UPAs e policlínicas, e implementar um modelo de gestão profissional para engajar os servidores no cumprimento de suas responsabilidades.
Mutirão “Zerar em 100 dias”
Outra medida destacada foi o mutirão de exames, cujo cadastramento começará no dia 8 de janeiro, a partir das 8h, nas policlínicas.
Serão priorizados pacientes com requisições feitas entre 1º de junho e 30 de novembro. Esse período foi escolhido porque antes disso, há mais de sete meses, pode ser que o exame já não seja necessário. Após novembro, os agendamentos seguem o fluxo normal.
O secretário também detalhou a logística do mutirão. As pessoas devem se dirigir às policlínicas, que estão espalhadas em sete pontos do município, localizadas nos bairros Tomba, Parque Ipê, Rua Nova, Feira X, George Américo e nos distritos de Humildes e São José (Maria Quitéria), para facilitar o acesso. Esse cadastro será realizado nas unidades e, em até 100 dias, conseguirão realizar esses exames.
Para organizar o mutirão de agendamento e reduzir a possibilidade de aglomerações, os atendimentos foram divididos por datas específicas, de acordo com os meses de solicitação dos exames:
- Dias 8, 9, 10 e 13: Atendimento para pessoas com solicitação de exames dos meses de junho e julho.
- Dias 14, 15, 16 e 17: Atendimento para pessoas com solicitação de exames dos meses de agosto e setembro.
- Dias 20, 21, 22 e 23: Atendimento para pessoas com solicitação de exames dos meses de outubro e novembro.
Para o agendamento, é obrigatório apresentar documento de identificação com foto (RG, por exemplo), cartão do Sus, guias de exames ou consultas e comprovante de residência atualizado.
Pagamentos atrasados
Rodrigo Matos também comentou sobre reclamações relacionadas a atrasos de pagamento. Segundo ele, também já convocou as empresas (todas com contratos vigentes) para resolver essa situação.
“O que é de obrigação do município vai ser cumprido, mas o que é de obrigação das empresas terá de ser cumprido. Não terá tolerância para descumprimento contratual”.
Ele reforçou que o diálogo será uma prioridade, mas dentro dos limites legais. “Não abrimos mão da legalidade, do respeito aos contratos e para dar eficiência na gestão do gasto público”.
Transição de Governo
Rodrigo, que coordenou a equipe de transição do prefeito eleito, também falou sobre o relatório da transição, que deve ter sua primeira etapa concluída em 31 de janeiro com a entrega do documento e a nomeação de uma nova comissão para avaliar os relatórios.
“O fechamento contábil depende das informações de dezembro, um mês em que se fazem muitos ajustes contábeis. Por isso, só pode ser finalizado a partir do momento que a contabilidade fechar esse relatório de transição”.
Leia também:
Secretário Rodrigo Matos inicia ciclo de visitas a unidades de saúde
Prefeitura lança mutirão para zerar fila de exames em 100 dias; cadastramento começa dia 8
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram