Feira de Santana

José Ronaldo propõe ações emergenciais para recuperação de equipamentos da Soma: “Nosso objetivo é botar para funcionar”

Segundo o prefeito, muitos equipamentos estavam danificados.

José Ronaldo visita garagem da Soma
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na manhã desta sexta-feira (3), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, visitou a garagem da Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), localizada no bairro São João.

Acompanhado por José Pinheiro, que recentemente assumiu um cargo na Secretaria Municipal de Administração, e pelo superintendente da Soma, João Vianney, o prefeito inspecionou o local, que abriga diversos veículos e máquinas utilizados na manutenção da cidade.

Durante a visita, José Ronaldo disse em entrevista ao Acorda Cidade que o objetivo principal da inspeção é identificar as condições dos equipamentos e propor ações para resolver problemas na manutenção das estradas da zona rural. Entretanto, o que o prefeito encontrou foram muitos equipamentos danificados.

José Ronaldo visita garagem da Soma
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu vim aqui ver exatamente o que é que está acontecendo. A notícia não é boa. Vamos ver como é que a gente age aqui, encontrar uma forma emergencial de fazer alguma coisa, no sentido de tomar as atitudes de uma forma urgente, para poder colocar o maior número de equipamentos possível em movimento”, disse o prefeito.

Uma equipe será criada para conduzir o levantamento das condições dos veículos para adoção das medidas legais, inclusive para os equipamentos que estão sem funcionamento. José Ronaldo também destacou a necessidade de implantar medidas de segurança na garagem.

“Vamos montar aqui nesse equipamento segurança, à noite, feriados, sábados e domingos também. Isso vai ser feito. Não se pode ter um patrimônio desses sem ter uma segurança”.

José Ronaldo visita garagem da Soma
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Alguns equipamentos da Soma podem ter mais de 20 anos, mas o prefeito afirmou que alguns veículos têm menos tempo de uso, com cerca de oito anos. Ele destacou a complexidade do trabalho e estimou que o prazo para recuperação pode se estender por mais de um mês.

“Então a gente vai ver essa questão burocrática, se está tendo contratos, se não está tendo para que a gente tome as atitudes no sentido de, o mais rápido possível, a gente poder atuar e cumprir a nossa finalidade”.

José Ronaldo visita garagem da Soma
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Quanto à possibilidade de adquirir novos veículos, o prefeito afirmou que isso será definido após a conclusão do levantamento. “Aquela que for possível recuperar, nós vamos imediatamente encaminhar para uma empresa para fazer a devida recuperação. E aquela que não é possível recuperar, vai fazer um leilão, para poder ver se com a arrecada desse leilão, a gente compra alguma coisa nova para colocar no local”.

José Ronaldo visita garagem da Soma
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nomeações

O prefeito também comentou sobre nomeações recentes no Diário Oficial, destacando que as funções fundamentais foram priorizadas neste momento inicial. Ele destacou que as decisões estão sendo tomadas com cautela e responsabilidade.

“Saúde, Educação, foi feito ontem, aquelas que o secretário também nos apresentou hoje, nós vamos fazer da Secretaria de Desenvolvimento Social aquelas funções que têm de ser feitas imediatamente. E aí, aos poucos, nós vamos fazendo isso sem agonia, sem pressa, fazendo o necessário, para que a gente tenha realmente uma total informação da máquina”.

José Ronaldo visita garagem da Soma
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O prefeito ainda afirmou que vai ser realizado um estudo para analisar as funções dos servidores nos cargos da prefeitura para aprimorar o funcionamento da máquina pública.

“Vai ser feito um estudo com profundidade, ninguém vai ser perseguido, não há perseguição contra ninguém, mas será feito um estudo para ver se é necessário aquela quantidade de pessoas ali. Quem está na prefeitura, está contratado, está nomeado, trabalha, comparece ao trabalho, cumpre às oito horas do trabalho diário, não tem problema nenhum. Não comparece é porque é um bico, não é um trabalho. […] Você não pode pagar um salário, pessoas ali batendo papo e equipamentos quebrados”, disse em entrevista ao Acorda Cidade.

José Ronaldo visita garagem da Soma
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

José Ronaldo também reiterou o compromisso de resolver os problemas encontrados e colocar os equipamentos em funcionamento o mais rápido possível. “O nosso objetivo é botar para funcionar”.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
33 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários