Foto: Divulgação
O deputado estadual Fernando Torres está retornando hoje às suas atividades parlamentares na Assembléia Legislativa da Bahia. Ele esteve afastado durante dois meses para tratar de questões pessoais. “Eu não queria estar vinculado e ter que faltar ás sessões”, disse o deputado, em entrevista ao radialista Jorge Teles, na Rádio Subaé.
Todo mundo junto
O ato de assinatura da ordem de serviço para as obras de pavimentação da estrada da Matinha, na manhã desta terça-feira, não poderia ser mais prestigiado. Todo mundo estava lá. O prefeito e sua comitiva de vereadores e secretários. O deputado Colbert Martins, que conseguiu a verba, também levou a sua tropa de choque: vereador Frei Cal, o empresário Wilson Pereira e os fiéis escudeiros Fanael Ribeiro e Liomar Ferreira, dentre outros. Novos tempos na política de Feira.
Apenas R$ 2,6 milhões
Foto: Divulgação
O vereador Marialvo Barreto lamentou que a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Feira de Santana para o exercício financeiro de 2010, tivesse dotação de apenas R$ 2,6 milhões para os distritos. Segundo ele, se depender de recursos municipais, os oito distritos de Feira de Santana não vão receber investimentos da Prefeitura no ano que vem. Vão depender do que vier da União. Ele lamentou ainda que não tenha ocorrido um debate público sobre o projeto. “Não houve chamado algum à sociedade na construção deste Orçamento, que está distante de ser considerado participativo”, afirmou. (Informações da Ascom Câmara).
Transbordos para os alternativos
Foto: Divulgação
O vereador David Neto (PMN), hoje (01), em seu discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, declarou que estar preocupado com a desorganização no transporte alternativo de Feira de Santana. Ele disse que fez uma indicação junto ao Poder Executivo, solicitando uma construção de um transbordo que atenda o transporte alternativo dos distritos e cidades circunvizinhas.
Segundo David Neto, a população é prejudicada, com os inúmeros pontos de transporte alternativo espalhados na cidade. Como exemplos, o vereador citou à Praça Carlos Bahia (Matriz), o Centro de Abastecimento e o Largo do Marajó. (Informações da Ascom Câmara).
Vivendo Feira
Momento bonito o encerramento do ano letivo da Escola João Paulo I, ontem (30), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Destaque para os alunos da 2ª série, sob a orientação da professora Suzete, que deram um show na apresentação do “Projeto Vivendo Feira: ontem e hoje”.
Eles elaboraram a biografia de profissionais de vários segmentos da comunidade, a exemplo dos professores Raimundo Gama e Lélia Vítor, o jornalista e escritor Eduardo Kruschewisk e o radialista Dilton Coutinho. A turma também prestou homenagem a personalidades como Ana da Maniçoba, Noratinho da Pamonha.
O vendedor ambulante, figura de destaque na história de Feira de Santana, mereceu apresentação de peso. Show de bola. É preciso mesmo falar da cidade e das pessoas e tem que começar na escola.
Aids e preconceito
O Dia Internacional de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, será marcado em Feira de Santana por uma campanha de sensibilização à prevenção, a “PositHIVa”. Durante todo o dia, a Coordenação do Programa Municipal DST/HIV/Aids com apoio de diversas organizações visitarão academias, escolas e instituições de saúde visando conscientizar as pessoas contra a discriminação.
Participam da campanha, que tem o objetivo de alertar a população sobre a questão do preconceito contra os portadores do HIV, o Glich, Associação de Profissionais do Sexo de Feira de Santana, Grupo Caminhar, Fenaceb, Odungê, Transfêmea, Pastoral da Aids e a Rede Nacional de Pessoas Com HIV.
Em Feira de Santana, de janeiro a outubro deste ano, foram notificados 160 novos casos. Destes, 76 são mulheres e 84 são homens. São 109 com idade variando entre 24 anos a 49 anos e mais 27 com idade entre 13 a 24 anos. “Deste total, 155 contraíram a Aids tendo relações sem preservativo”, revela Valternei Mores.
Desde 1986, quando foi registrado o primeiro caso de Aids em homem em Feira de Santana – em mulher, o primeiro caso foi registrado três anos depois – já foram cadastradas 915 pessoas com a doença, sendo que 625 residentes em Feira de Santana e 290 em outros municípios da região. Deste total, 98 já foram a óbito e 65 pediram transferência para tratamento em outras localidades. (Com informações da Secom).
Ouça no PodCast a entrevista com Dom Itamar Vian falando a AIDS e uso da camisinha.