Presidente da Fifa é favorável a uso de árbitros auxiliares atrás dos gols

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse nesta segunda-feira, em entrevista coletiva em Johannesburgo, na África do Sul, que é favorável à inclusão de dois juízes auxiliares – um atrás de de cada baliza – para esclarecer lances polêmicos e ajudar o trio de arbitragem – que passaria a ser quinteto – já a partir da Copa do Mundo de 2010. O dirigente confirmou que a proposta será votada na quarta-feira, na reunião extraordinária do Comitê Executivo (Exco) da Fifa, na Cidade do Cabo, a 1.400km ao sul de Johannesburgo.

– Como podemos evitar a trapaça da mão na bola que tivemos no jogo França x Irlanda, por exemplo? Eu penso que deveriam existir árbitros adicionais (assistentes). Mesmo sem a certeza de que eles conseguiriam ver ou não o lance – disse o dirigente, na abertura da Soccerex, uma exposição de negócios do futebol mundial que acontecerá, a partir do ano que vem, no Rio de Janeiro.

Apesar da declaração do presidente, a proposta encontra alguma resistência de alguns setores da Fifa, embora tenha apoio de membros das comissões de arbitragem e de futebol da entidade, como antecipou, no último sábado, a coluna Panorama Esportivo, do GLOBO.

Blatter rejeitou a inclusão do recurso de vídeo e justificou que tiraria o lado humano do futebol. Ele, no entanto, disse que a Fifa admite reestudar o uso do chip na bola, se a tecnologia sofrer avanços e se tornar 100% segura. O chip na bola vinha sendo testado pela entidade, mas foi congelado pela International Board em sua última reunião, no primeiro trimestre do ano.

Segundo Blatter, se aprovada a inclusão de mais dois auxiliares pelo Comitê Executivo, a medida precisaria da aprovação da mesma International Board, em sua reunião de 26 e 27 de março próximo – a tempo, portanto, de ser usada na Copa-2010 (11 de junho a 11 de julho).
 

Informações do O Globo

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários