O movimento Vem pra Rua FSA vai realizar amanhã (4) mais uma manifestação em Feira de Santana. O foco principal do protesto é a redução da tarifa de ônibus, de R$ 2,50 para 1,80, e melhorias do transporte urbano. A concentração será em frente ao Instituto de formação Gastão Guimarães, a partir das 10h, com possibilidade de alteração do horário para às 16h.
De acordo com Iracema Santos, uma das participantes do movimento, haverá nesta quarta-feira uma assembleia para definir melhor a pauta de reivindicações, o horário da passeata e uma comissão que deverá se reunir com o prefeito da cidade, José Ronaldo de Carvalho.
“A gente espera que o dessa vez o prefeito se pronuncie a favor da população, já que tem muito tempo que Feira de Santana está em mobilização, e a gente não vê nenhum pronunciamento nem favorável nem desfavorável oficial da prefeitura. Então o prefeito tem que parar de ignorar a população e muito mais que isso, canalizar as propostas para questões efetivas e que mudem”, afirmou a manifestante.
Ela informou ainda que são 13 pontos referentes à passagem, com destaque para a redução da tarifa, e mais: reformulação das linhas de ônibus, mais vans alimentadoras, renovação na frota, calçamento das ruas, acessibilidade, cumprimento dos horários, CPI do transporte e reformulação do conselho, dentre outros pontos a serem discutidos na reunião.
“Vários outros estados já reduziram a tarifa, alguns movimentos estudantes já conseguiram até passe livre e Feira de Santana não pode ficar nessa contramão, então a gente está exigindo a redução imediata do preço da passagem”, disse Iracema Santos.
A participante acrescentou que o valor exigido pelo movimento, de R$ 2,50 para 1,80, tem como base um estudo realizado por um professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que faz parte de um grupo de pesquisas sobre o transporte urbano na cidade.
Leia também: Movimento Vem Pra Rua Fsa realiza segundo protesto em Feira de Santana
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.