O ano de 2025 vai começar no ritmo certo para os amantes do samba! O coletivo Unidos pelo Samba já marcou sua primeira roda do ano: será no dia 12 de janeiro, às 14h, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. A notícia foi divulgada pelas redes sociais do grupo.
Com um repertório recheado de clássicos e os melhores sambas da região e do Brasil, o encontro promete encantar o público e, para a alegria de todos, será totalmente gratuito. Isso mesmo: todo mundo está convidado para celebrar o samba sem pagar nada.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Quem é o Unidos pelo Samba?
“Muito mais do que uma banda”, o Unidos pelo Samba é um coletivo nascido em Feira de Santana, em 2015, que reúne sambistas e apaixonados pelo gênero, músicos ou não. O grupo enxerga o samba como um espaço de expressão afetiva, artística e social, além de uma ferramenta de resistência e solidariedade.
O samba, nascido como resposta à exclusão e à opressão contra a população negra, persiste até hoje como um lugar de união e celebração. E em Feira de Santana, não seria diferente, essa tradição tem raízes profundas, inclusive, mantidas vivas pelas iniciativas do coletivo.
Além de promover rodas de samba que dão palco a artistas locais e suas interpretações de sambas tradicionais e autorais, o Unidos pelo Samba realiza ações que fortalecem o samba como parte essencial da identidade cultural feirense. Através dessas iniciativas, também criam uma rede de apoio solidário voltada para as periferias, as verdadeiras guardiãs das raízes do samba na cidade.
Então, anote na agenda: 12 de janeiro, às 14h, no Centro de Cultura Amélio Amorim. É dia de começar o ano com alegria, música, axé e muito samba no pé.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram