Em razão das chuvas que atingiram o centro da cidade nesta quinta-feira (19), o “Auto do Anjo Anunciador” foi reagendado para o próximo sábado (21). O evento acontecerá das 8h às 12h, ao lado do Mosaico, na Praça dos Remédios, Rua Sales Barbosa, centro da cidade.
Promovido pelo Museu a Céu Aberto Sales Barbosa (MASB), o encontro será uma homenagem ao escritor Sales Barbosa (1862-1888), um dos grandes nomes da literatura local. Reconhecido por sua sensibilidade poética e seu amor por Feira de Santana, Sales Barbosa deixou um legado significativo no romantismo feirense, cuja influência permanece viva na cultura da região.
O evento que conta com o apoio da Prefeitura terá com uma programação rica e diversificada, que inclui exposições de arte, peças teatrais, apresentações musicais, capoeira, samba de roda e demonstrações da técnica de fotografia Lambe-lambe, tradicional na cultura popular.
Uma defensora do legado literário
A idealizadora do Auto do Anjo Anunciador, Cíntia Portugal de Almeida Tranzillo de Vasconcelos, é um nome de destaque na preservação da memória cultural de Feira de Santana. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e mestre em Estudos Literários, Cíntia é autora do livro Caminhando pela Cidade: Crônicas sobre as Ruas, Praças e Becos de Feira de Santana.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Além de seu trabalho como escritora e articulista, Cíntia é membro ativo da Academia Feirense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana. Sua atuação incansável na valorização da literatura e da cultura local a posiciona como uma referência na defesa do patrimônio histórico e artístico da cidade.
Programação:
- Apresentação 19 de dezembro de 2024, na tarde de quinta- feira, das 14h0 às 19h0.
- Com a Associação de Capoeira Tradição da Bahia: capoeira e samba de roda: das 15h0 às 16h0.
- Com a aplicação do mosaico: das 14h às 18h0.
- Auto do Anjo do Anunciador:
- Musical e poema encenado: das 18h0 às 19h0.
- Cena tocada pelos musicistas: a pianista Josy Nascimento, o violoncelista Victório Pinto e o saxofonista e flautista David César
- Anjo; Atriz Daiane Cruz.
- Registrado pelo Lambe- lambe da Praça Bernardino Bahia.
- Arte versada no banco, com o poema do Romântico Feirense que denomina a Rua do Meio: “Se os beija- flores vos descobrissem entre as outras flores,
- Que seria de vós pés adorados”
- Aplicação da arte da mosaicista Emanuelle Veiga, da Oficina de mosaico do CUCA, ministrada pela Profa e artista plástica Gabriele Alexandre.
- “Teus pés” animados pela Capoeira e samba de roda.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram