Bahia

Emergência do Hospital Espanhol, na Bahia, é reaberta após dois meses

Unidade de saúde fica localizada na orla de Salvador, no bairro da Barra.

Acorda Cidade

A emergência do Hospital Espanhol, da rede particular de Salvador, foi reaberta no dia 20 de junho. A informação foi divulgada através da assessoria de imprensa da unidade de saúde na quarta-feira (26). Os serviços estiveram suspensos por dois meses. Durante o período, apenas os pacientes da UTI e dos apartamentos continuaram recebendo atendimento dos médicos da unidade.
 
O hospital fica na orla de Salvador, no bairro da Barra, e atendia diariamente 150 a 200 pessoas, segundo o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed). Em abril, a emergência do hospital foi fechada pela segunda vez em 2013. 
 
Na ocasião, a direção da unidade se pronunciou através de nota e informou que o serviço havia sido temporariamente suspenso, "devido à necessidade de reestruturação de alguns setores, atendendo a uma demanda do corpo clínico para o melhor atendimento à comunidade".
Ainda em nota, o hospital disse que aproveitaria "o momento de recuperação financeira para auditoria e revisão de processos e fluxos internos".
 
Segundo a assessoria do Hospital Espanhol, o serviço de emergência da unidade conta com 22 leitos, sendo seis para observação, uma sala para Suporte Avançado de Vida, para o atendimento imediato de pacientes de alto risco e uma sala para pequenas cirurgias. No serviço, há plantonistas de áreas como clínica médica, clínica geral, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, entre outros.
 
Impasse 
 
Em uma reunião realizada em fevereiro deste ano com representantes do Sindmed e integrantes da diretoria do Hospital Espanhol, no Ministério Público do Trabalho (MPT), os profissionais de saúde do hospital alegaram falta de condições para manter a unidade aberta.
 
Segundo o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, os profissionais fizeram um acordo com o hospital, que prevê presença de dois médicos na emergência, o compromisso de efetuar o pagamento salarial no quinto dia útil do mês, a apresentação da escala de plantão e a comprovação de que o FGTS e o INSS estão sendo recolhidos.
 
Entre as reivindicações, estavam a recomposição da equipe de plantão, o pagamento de salários dentro do prazo legal, a garantia do funcionamento do serviço de radiologia presencial e em tempo integral, além de uma solução para a falta de materiais e medicamentos. As informações são do G1.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários