Os vereadores Silvio Dias (PT) e Lu de Ronny (PV) foram diplomados nesta segunda-feira (16), em cerimônia realizada no Fórum Filinto Bastos, em Feira de Santana.
Entre os 411 candidatos, os dois conseguiram se reeleger e retornar à Câmara Municipal da cidade.
Durante o evento, que oficializou os mandatos da próxima legislatura municipal, Silvio Dias confirmou a formação de uma bancada de oposição com seis integrantes, enquanto Lu de Ronny afirmou que ainda não decidiu se fará parte da oposição.
A solenidade também marcou o início de um novo ciclo político, com a Câmara Municipal registrando apenas 28% de renovação para o novo período de 2025 a 2028.
Ao Acorda Cidade, Silvio Dias destacou a formação de uma bancada de oposição com seis vereadores. Nessa eleição ele foi reeleito com 5.379 votos.
“A bancada eleita na oposição é formada por mim, pelo vereador Professor Ivamberg e pela vereadora Lu de Ronny. Esses três eleitos ao lado da chapa majoritária encabeçada pelo deputado federal Zé Neto participando da federação. Partidos que compuseram a aliança, nós temos a vereadora Eremita, o vereador Luiz da Feira e o vereador Gean Caverna, então totalizam seis. É a nossa expectativa que esse quadro se mantenha ao longo de toda a legislatura”, explicou.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo ele, a oposição terá um papel importante na fiscalização e proposição de alternativas para a cidade. “Quem votou nesses vereadores, votou pensando em um governo Zé Neto ou seja, se foi eleito o outro, nós teremos a obrigação de fazer oposição a esse, mantendo a coerência, é isso que o povo de Feira espera, quem foi eleito na federação ou nos partidos aliados, foram eleitos com os votos daqueles que votaram em Zé Neto”.
Ainda segundo o vereador do PT, haverá uma oposição forte, aguerrida, que vai fiscalizar o próximo governo, mas também apoiar sempre que estiver de acordo com as necessidades do povo.
“Vamos apoiar naquilo que for preciso, nós vamos propor naquilo que for pertinente, nós vamos torcer muito por Feira de Santana, mas nós vamos nos manter, e essa é a nossa expectativa, nos manter na oposição para que a gente possa fazer o contraponto, mostrar que há um outro caminho, continuar fiscalizando, que é o papel do vereador e quando você está na oposição você tem mais liberdade ainda para fazer isso, mas sem perder de vista a importância de propor, a importância de contribuir naquilo que Feira de Santana precisa”, acrescentou.
Já a vereadora Lu de Ronny, também reeleita, adotou uma postura mais independente ao comentar sua atuação em 2025. Ela destacou que deve lutar por mais melhorias na área da saúde pública.
“Fui eleita pelo PV, federação com o PT, mas a gente precisa também ouvir as propostas do futuro prefeito. Muitos fizeram até determinado tipo de situações onde a viúva virou, a viúva cuspiu no prato que comeu. Afinal de contas, estou conversando com o prefeito da cidade. Eu estou também querendo deixar bem claro aqui para vocês que o nosso objetivo é que venha fazer uma Feira melhor, principalmente a área da saúde, onde eu, como representante da enfermagem, quero lutar pela minha classe. Você sabe que salários atrasados, médicos, enfermeiros. Precisa realmente dar uma nova alavancada e eu como representante dos 3.781 votos que a mim foram depositados, tenho a obrigação de estar trazendo o melhor para a Feira de Santana”, afirmou.
Questionada sobre sua participação na oposição do governo, ela frisou novamente que vai atender as necessidades do povo e não deu um resultado sobre quem deve apoiar em 2025. “Eu sou povo. Fui eleita pelo povo, meus 3.681 votos depositados foram pelo povo e para o povo”.
Sobre a dinâmica de trabalho na Câmara, composta majoritariamente por homens, Lu foi categórica. “Eu não tenho nada a declarar, mesmo porque esta vereadora foi sempre respeitada por todos os vereadores ali dentro. Então, eu digo que onde eu estiver inserida, com minoria ou com maioria homens, eu estarei sempre me posicionando como Luciane e, dentro da Câmara, como Lu de Ronny”, afirmou a vereadora.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Novos e antigos representantes: vereadores eleitos de Feira de Santana são diplomados para 2025
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram