A magia está no ar

Com quase 56 mil micro lâmpadas e mais de 250 Papais Noéis, agente comunitária transforma a casa em um espetáculo natalino

A decoração é tão elaborada e completa que tem tema. Este ano, o tema escolhido foi "A magia está no ar" e tem até neve para compor o cenário.

A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Quem passa pela Avenida Amaralina, no bairro Pampalona, em Feira de Santana, se encanta com o espetáculo de Natal em que se transforma a casa da agente comunitária Deborah Borges Lima neste período do ano.

Apaixonada pelo Natal desde criança, ela decora sua casa com muita luz e enfeites, sempre inovando a cada ano. A decoração é tão elaborada e completa que ela define até um tema. Este ano, o tema escolhido foi “A magia está no ar” e tem até neve para compor o cenário.

“Todo ano a decoração cresce. Eu começo a pesquisar no meio do ano, procuro coisas que ainda não tenho e crio o tema. Este ano coloquei neve e queria um tema que combinasse. Só que eu botava frases com flocos, com neve, e não ficava bom. Aí eu pensei ‘a magia está no ar’, porque a neve vem do ar, então coloquei esse tema. Aqui em Feira está nevando, em pleno calor”, brincou.

A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Além da neve, que é uma novidade este ano, Deborah sempre utiliza itens das decorações dos anos anteriores. Para se ter uma ideia do tamanho da decoração, somente de micro lâmpadas, são quase 56 mil.

Um dos personagens principais da festa, o Papai Noel, aparece 257 vezes na decoração em modelos e tamanhos variados, inclusive um gigante que fica logo na entrada da casa.

A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Aqui na decoração são 55 mil e 700 micro lâmpadas. Eu sei, porque minha mãe fazia eu contar, e quando vou instalando, vou anotando. As árvores, este ano eu perdi a conta e a maioria das outras coisas, eu também não sei, só sei as lâmpadas e os Papais Noéis.”

Para montar toda essa decoração, a agente comunitária precisou investir tempo e dinheiro. Ela afirma que vai comprando os itens aos poucos, ao longo do ano, para tentar economizar. Já a montagem, que ela faz sozinha, levou cerca de 21 dias.

A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Comecei a montar a decoração no final de setembro, fui fazendo aos pouquinhos, final de semana, feriado. Com relação ao investimento, este ano gastei mais de seis mil reais. Mas não comprei tudo de vez, comecei da metade do ano para cá. Aí vou comprando e pagando aos poucos, porque, infelizmente, as coisas de Natal são caras e fica complicado comprar tudo de vez. Mas eu nem olho muito para o preço, se eu gostei e não tenho, eu compro”, afirmou.

A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Além do investimento com a inovação, Deborah destaca ao Acorda Cidade que também gosta de manter as tradições. Um exemplo é o presépio, uma decoração natalina que a inspirou, já que era a única decoração que sua mãe fazia em casa quando ela era criança.

“O presépio principal está na sala. Significa o nascimento de Cristo e é uma tradição. Hoje em dia a maioria das pessoas só pensa no Natal como ir na rua, comprar roupa nova, presente, amigo secreto, e esquece que é a comemoração do nascimento de Cristo”.

A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O amor pelo Natal e as inspirações

Na infância, Deborah já sonhava com um Natal cheio de luzes e cores. Inspirada pelos filmes e programas que via na TV, sentia falta de ter espaços como aqueles aqui em Feira de Santana. Em casa, a mãe sempre fez uma decoração modesta, apenas um presépio, e Deborah já planejava que um dia faria algo maior.

“Sempre gostei do Natal, desde pequena, só que minha mãe fazia apenas um presépio pequeno. Eu gostava daqueles filmes que passavam na TV e ali eu me encantava e pensava que um dia ainda iria decorar minha casa assim. Aí comecei a fazer em 2001 e fui aumentando a decoração a cada ano. Hoje a decoração está na casa toda”.

A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A agente comunitária enfrentou um momento difícil, em 2015, com a perda da mãe. Deborah conta que este foi o único ano, desde que iniciou a tradição de decorar a casa, em que pensou em não fazer a arrumação natalina.

“Ela viu eu começar a decorar, ela morreu no dia 15 de novembro e eu guardei tudo. Na missa de sétimo dia, minha tia falou que no dia 1º de dezembro iria para minha casa ver meu presépio, aí eu falei que tinha guardado tudo e que não iria montar naquele ano. Então ela me disse que eu deveria fazer sim, pois minha mãe viu eu iniciar a decoração e ela sabia o quanto que eu gostava. Foi uma luta, tirei tudo que eu já tinha guardado para refazer e consegui ligar tudo no dia 1º de dezembro. Então não ficou nenhum ano sem decoração de Natal”.

Atração no bairro

A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com um Papai Noel e um urso gigante na frente de casa, além de todas as luzes e cores, a casa de Deborah é uma atração na Avenida Amaralina. Ela conta que chama a atenção principalmente das crianças e que muita gente vai conhecer a decoração, especialmente à noite, quando está tudo ligado.

“Na hora que as pessoas chegam, algumas já estão sabendo que tem a neve, mas acabam tomando susto, porque a máquina faz um barulho. Quando as pessoas não sabem que tem a neve, é uma reação de surpresa. As pessoas sempre comentam também sobre as mudanças na decoração de um ano para o outro e quem vem pela primeira vez diz que sempre teve vontade de entrar. Eles se encantam, é gratificante”, definiu.

A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A MAGIA DO NATAL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários