Política

José Ronaldo mudou? Pressões para comandar secretarias-chave já começaram

As secretarias de Saúde e Educação, por exemplo, movimentam grandes volumes de recursos, o que as tornam extremamente cobiçadas.

José Ronaldo de Carvalho
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

No cenário político de Feira de Santana, uma das questões que estão sendo comentadas nos bastidores é a possibilidade do prefeito eleito José Ronaldo (União Brasil) romper uma tradição de seus governos anteriores: delegar secretarias-chave, como Saúde, Educação e Fazenda para pessoas fora de seu círculo de confiança.

A declaração recente do deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) trouxe à tona essa discussão. Em conversa com o repórter Paulo José, Arimateia revelou que o Republicanos quer comandar a Secretaria de Saúde no próximo mandato, que começa em 2025.

Durante o programa Acorda Cidade, desta quinta-feira (13), o radialista Dilton Coutinho não poupou palavras sobre o assunto. Ele ressaltou o histórico de José Ronaldo, destacando que essas secretarias nunca foram cedidas a figuras externas ao seu núcleo político.

“Ele nunca deu a secretaria de saúde e de educação a alguém estranho, somente a extrema confiança. Aliás são três secretarias que ele não dá para estranhos: a secretaria da Fazenda, Saúde e Educação, José Ronaldo nunca deu essas secretarias a ninguém fora do círculo dele, da alta confiança. Mas, como ele mesmo está dizendo que é um outro Zé Ronaldo, então, se ele der, é porque ele mudou mesmo. José Ronaldo já andou contando por aí em entrevistas, que vem diferente. Um José Ronaldo diferente das gestões anteriores, só assim para ele dar a Secretaria de Saúde, porque o histórico dele é de nunca entregar Saúde, Educação e Fazenda para ninguém fora da sua confiança. Vamos esperar para ver se ele mudou mesmo, como está dizendo”, destacou Dilton.

A disputa e resistência em abrir mão dessas secretarias não é à toa. As secretarias de Saúde e Educação, por exemplo, movimentam grandes volumes de recursos, o que as tornam extremamente cobiçadas. Essas áreas são obrigatórias para a gestão pública e, além disso, têm recursos próprios que permitem ações diretas.

“Vamos esperar para ver se o Republicanos vai querer uma secretaria que não tem orçamento, que não tem nada. Todo mundo de olho na Saúde e na Educação, porque tem recursos próprios e movimenta muito dinheiro, mas não estou dizendo que é por isso que o povo quer. A grande expectativa é essa: será que Zé Ronaldo mudou mesmo? Aí se ele entregar essa secretaria a algum partido, é porque ele mudou. Eu, particularmente, duvido muito, porque não se muda assim de um dia para o outro. Mas vamos aguardar o dia do anúncio para saber se ele vai contemplar os partidos com a Educação e a Saúde que ele nunca deu a ninguém fora do círculo dele. Estão falando também que Pablo é quem quer a Educação. Mas aí se Zé Ronaldo soltar essas duas secretarias para pessoas fora do círculo dele, aí a gente vai admitir que ele mudou mesmo”, ressaltou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários