Neste domingo, dia 8 de dezembro, foi celebrado o Dia da Imaculada Conceição, padroeira da cidade de Conceição do Jacuípe. O município viveu nos últimos 15 dias, o jubileu de Vinho, comemorando 70 anos da fundação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Como forma de encerrar a programação festiva, o padre Fábio de Melo e a Comunidade Colo de Deus, foram as atrações que animaram, de forma gratuita, a grande multidão presente na praça principal da cidade.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Fábio de Melo enfatizou a importância do dia 8 de dezembro, data importante para ser celebrada o dia da santa.
“Hoje é um dia importante para a nossa fé comemorando o Dia da Imaculada Conceição, que nos recorda o Natal, a vinda de Jesus entre nós, a preparação que Deus nos fez na humanidade, por meio de Nossa Senhora, para entregar seu filho Jesus. É uma alegria estar aqui para fazer uma festa com o povo. A mensagem que eu deixo, é que a gente renove o nosso compromisso com Jesus, que a gente possa tornar a nossa vida um local evangélico, o que Deus espera de nós é um cristianismo encarnado, que nós possamos levar a presença de Jesus por onde formos. Que o Natal possa envolver o nosso coração e transformar a nossa vida, que nós sejamos verdadeiramente cristãos a partir da liturgia do Natal”, declarou.
O Acorda Cidade também conversou com o pároco da igreja, Monsenhor José Nery. Segundo ele, a comunidade católica se torna uma força viva dentro de uma igreja, principalmente com a presença de diversas lideranças.
“Em minhas celebrações, em minhas reuniões, eu sempre cumprimento o meu vigário que é um braço forte do meu ministério sacerdotal e depois as forças vivas da paróquia, as forças vivas da comunidade, são elas que dão forças, que dão dinamismo à comunidade, à igreja. A igreja sem as suas forças vivas, ela perde a força. A força da igreja não está no dinheiro, a força da igreja está na unidade, a força da igreja está na união, por isso que em minhas saudações, em quaisquer momento, inicio saudando as lideranças e as forças vivas da comunidade”, pontuou.
Monsenhor Nery também destacou a importância da oração pela paz mundial.
“A paz que o mundo vive nos assusta. Não precisamos estar citando as nações, porque nós conhecemos, mas quero dizer que nós podemos viver sem uma infinidade de coisas, podemos viver sem um carro top de linha, sem um celular top de linha, mas nós não podemos viver sem a paz. É como um oxigênio que respiramos, já dizia o famoso Papa Paulo VI, não é ausência de guerra, a paz é a nossa consciência tranquila. A paz é Jesus em nosso coração, então vamos abrir os nossos corações para receber Jesus”, concluiu.
Vigário paroquial, pe. Ícaro Marcos fez um balanço do evento realizado durante os 15 dias.
“A nossa festa foi uma festa bonita, porque o povo esteve presente. A nossa paróquia neste ano completa 170 anos de criação. Durante estes 15 dias, entre os dias 24 de novembro e 8 de dezembro, milhares de pessoas passaram por aqui. Nossa Senhora protegeu a nossa festa, nenhuma intercorrência aconteceu. Podemos dizer que esta festa ficou marcada, não somente na história da nossa paróquia, como também na história da cidade de Conceição do Jacuípe. A festa não está se tornando apenas a festa da paróquia, mas a festa da cidade, onde promove também o comércio, mas sobretudo, um encontro pessoal com Deus através da nossa fé. Milhares de pessoas passaram por aqui e, podemos até dizer que se assemelha com o Arraiá de Berimbau, o maior São João do interior da Bahia. Só tenho a agradecer a Deus e a Nossa Senhora que nos protegeu, nos amparou e nos concedeu fazer uma bonita festa, porque aqui o povo esteve”, concluiu.
Com informações do estudante de Jornalismo Jefferson Araújo do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram