Desde o início da manhã desta quarta-feira (25), o trânsito na rua Castro Alves e na Barão do Rio Branco passou a funcionar em sentido inverso ao que estava até o dia anterior devido à implantação de mão única em toda a extensão das duas artérias, após a liberação do acesso pelas aberturas do canteiro central da avenida Getúlio Vargas.
Agentes de trânsito estão posicionados em locais estratégicos ao longo das vias, orientando os motoristas sobre as mudanças. Durante os próximos 15 dias, eles vão atuar de forma educativa no trânsito, período que não serão extraídas multas ou notificações para eventuais infratores. As vias já receberam sinalização horizontal e vertical, inclusive com implantação de sinaleiras.
O tráfego de veículos pela rua Castro Alves passou a fluir no sentido da avenida Presidente Dutra em direção à avenida Getúlio Vargas, seguindo para a rua Geminiano Costa. Enquanto isso, a rua Barão do Rio Branco terá sentido contrário, também em toda a extensão, facilitando assim o escoamento do trânsito pelo centro da cidade.
Com a implantação do binário entre as duas ruas e abertura do acesso pela avenida Getúlio Vargas, onde já estão instalados dois conjuntos de semáforos, o ponto de ônibus do canteiro central da avenida foi definitivamente desativado. A Prefeitura está realizando estudos para aproveitamento do espaço. Os pontos de ônibus foram transferidos para as vias próximas.
As intervenções fazem parte do Plano Diretor de Trânsito, que determina alterações visando tornar o tráfego no centro da cidade mais moderno e eficiente, além de interferir no paisagismo, tornando o visual mais agradável.
(Secom)