Entretenimento

Cultura Geek em alta: Feira de Santana recebe mais uma edição do Anihime

O evento teve como objetivo reunir pessoas apaixonadas pelas culturas geek, pop e japonesa, também conhecidas como culturas alternativas.

Anihime em Feira de Santana - evento de cultura geek
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

No último domingo (1º), Feira de Santana sediou mais uma edição do Anihime, evento que celebra a cultura tecnológica, japonesa e asiática, proporcionando 10 horas de diversão na Alameda Ipê Branco, no bairro SIM.

O encontro, que há 15 anos fomenta o universo geek e nerd na cidade, atraiu cerca de 200 pessoas e promoveu uma verdadeira imersão em animes, cosplay, games, mangás e produtos temáticos.

Com tanto entusiasmo e grande participação do público, o Anihime se consolida como um dos principais eventos de cultura geek de Feira de Santana, proporcionando um espaço de representatividade, diversão e celebração para fãs de todas as idades.

Anihime em Feira de Santana - evento de cultura geek
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O evento teve como objetivo reunir pessoas apaixonadas pelas culturas geek, pop e japonesa, também conhecidas como culturas alternativas. Esse público aprecia séries, mangás, animes, cosplay, jogos e muitas outras atividades do universo que traz diversão e entretenimento, como explicou ao Acorda Cidade o organizador do encontro, Caio Brito.

Anihime em Feira de Santana - evento de cultura geek
Caio Brito | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Tem um pessoal que faz o tipo chamado cosplay, que é o pessoal que gosta de se vestir como os personagens que gosta, seja de um desenho, seja de uma série, de um filme, de um jogo. O pessoal se veste de tudo quanto é jeito para se caracterizar com aquele personagem que é apaixonado”.

Além do público jovem, o evento atraiu famílias inteiras. São pais que vão levar os filhos e acabam se misturando no meio da “galera”.

Anihime em Feira de Santana - evento de cultura geek
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É um evento para a família, de todas as idades, desde as criancinhas pequenininhas até o pessoal mais velho. Sempre vem, os pais vêm acompanhando os filhos, atrás dos filhos menores, e todo mundo se diverte, aprende um pouco dessa cultura junto. Tem palestra, tem atividades, tem jogos, e todo mundo se diverte junto aqui como família. Mas o público, em sua maioria, é o jovem. Hoje, por exemplo, aqui a gente tem uma média de 200 pessoas visitando o nosso evento, e todo mundo está se divertindo”, explicou Caio Brito.

O Anihime trouxe ainda uma variedade de estandes com produtos difíceis de encontrar no comércio tradicional.

“Tem boneco de um desenho que a pessoa gosta, que a pessoa quer levar, os chamados action figures. Tem um pessoal que vende bottons, enfim, os itens são os mais diversos. E tem uns estandes aqui que vendem porque muitos desses produtos o pessoal não consegue encontrar nas lojas normais, do dia a dia, loja do centro da cidade e tudo mais. Então, nos eventos, o pessoal desses tipos de estandes se concentra, e quem gosta vem para poder comprar”, explicou o organizador.

Anihime em Feira de Santana - evento de cultura geek
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, Carolina Simões falou sobre sua participação, trazendo à vida Luffy, protagonista do anime One Piece.

Anihime em Feira de Santana - evento de cultura geek
Carolina Simões como Luffy | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu estou fazendo cosplay de Luffy, é o meu personagem preferido, esse é o meu anime preferido. Ele comeu a fruta do diabo, que dá poderes especiais. A fruta dele é o poder da borracha; ele se estica, tem resistência a ataques físicos, mas a fraqueza dele é o calor, o fogo”.

Carolina, que participa do Anihime há 10 anos e é cosplayer há 5, destacou o crescimento da cultura asiática em todo o mundo.

Anihime em Feira de Santana - evento de cultura geek
Carolina Simões como Luffy | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Cresce cada dia mais. A cultura asiática no geral, não só a japonesa, a coreana também, agora está na época do K-Pop. Já participei de edições anteriores, eu participo há uns 10 anos, sou cosplay há 5 anos. Na verdade, é o meu primeiro cosplay, estou fazendo de novo, depois de muito tempo. Meu último cosplay foi de Kitana, do Mortal Kombat 2”.

Kimberli Cedraz trouxe a personagem Momoyashi, da série Dandadan, uma das mais populares atualmente. Para ela, a experiência no evento vai além da diversão.

Anihime em Feira de Santana - evento de cultura geek
Kimberli Cedraz como Momoyashi | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A importância é da visibilidade e acolher aquele grupo de adolescentes e de pessoas que têm esse interesse em cultura oriental, japonesa, que gostam desse meio e que às vezes não encontram onde está. Aí as convenções servem para isso, estar nesse meio serve para motivar as pessoas a não ter tanta vergonha de ser quem elas são e gostar do que são, do que realmente gostam”.

Já Caio Antônio Torres, vestido como Okarun, outro personagem de Dandadan, complementou:

Anihime em Feira de Santana - evento de cultura geek
Caio Antônio Torres como Okarun | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Minha atração favorita é o desfile de cosplay, que permite a gente vir representando os personagens que a gente também gosta. Eu acho essa parada muito importante, porque foi o começo de uma amizade fora da escola. É algo que pouca gente gosta, podemos dizer assim, só que ao mesmo tempo é um pessoal muito incubado, um pouco até escondido. Então, quando a gente vem para esses eventos de animes, a gente sempre tem aquele mesmo pessoal que gosta das mesmas coisas que você. Então, você se sente representado, você se sente em casa”, destacou o jovem.

Juntos, ele são um casal de amigos na série Dandadan e na vida real também.

Anihime em Feira de Santana - evento de cultura geek
Okarun e Momoyashi | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Embora o Anihime não tenha uma data fixa, a organização busca realizar mais edições ao longo do ano.

“Tentamos organizar para fazer mais eventos, mas, por conta de questão financeira, patrocínio e tudo mais, a gente às vezes faz um, faz dois, faz três. Não tem uma data específica, mas geralmente em maio, que tem a data, inclusive, que é o Dia do Nerd, a gente faz também um evento específico. Mas, este ano, a gente resolveu fazer agora mais para o final do ano, por conta mais de organização mesmo”, explicou Caio Brito.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários