Bahia

Estudantes da rede estadual baiana participam da quarta edição da Campus Party Goiás

A iniciativa reúne entusiastas da tecnologia, inovação e inteligência artificial.

Campus Party Goiás
Foto: Ascom/Sec

A rede estadual de ensino da Bahia está participando da 4ª Campus Party Goiás (CPGoiás4), considerada um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, que acontece até este domingo (1°).

Com o tema “Construindo uma geração tecnológica e de IA em Goiás”, a iniciativa reúne entusiastas da tecnologia, inovação e inteligência artificial, entre eles 14 estudantes e quatro professores da rede estadual de Salvador e do município de Elísio Medrado, em um ambiente de aprendizado e troca de experiências, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia.

Neste ano, a inteligência artificial será um dos motes principais da Campus Party Goiás, atraindo pesquisadores, personalidades internacionais do ramo da tecnologia (como o fundador do Orkut) e expositores de dezenas de startups, entre os quais nove alunos do Colégio Estadual Rubén Dario, localizado na Avenida San Martin, em Salvador.

Campus Party Goiás
Foto: Ascom/Sec

Durante os cinco dias do evento, eles vão apresentar quatro projetos: Bioplástico Sustentável de Mandioca; ODS Fome Zero; Up Charging Tower; e Biocomposteira Sustentável, que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo, dentro do programa de iniciação científica, desenvolvido na unidade escolar, seguindo as diretrizes da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

O estudante Enzo Alcântara de Santana, 17 anos, que participa com o Up Charging Tower, uma torre para carregamento de tablets, explica o projeto. “Encontramos uma solução para um problema recorrente na escola, que é um lugar fixo para carregar, simultaneamente, os equipamentos de forma otimizada e segura”. Ele destaca, ainda, que o projeto, além de ser sustentável, tem baixo custo com a utilização de materiais presentes na unidade escolar.

Em se tratando de conhecimento e inclusão digital, os estudantes Gustavo Barros da Rocha e Alice Peixoto Campos do Colégio Estadual Democrático Rômulo Galvão, do município de Elísio Medrado, mostram que estão afinados com a temática. Eles apresentam o LearnLoop, site criado para a correção de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com inteligência artificial (IA), de forma automática, atribuindo notas de 0 a 200 para cada uma das competências exigidas. “O ensino de iniciação científica abre um leque de oportunidades para que os alunos descubram o seu potencial e as inúmeras possibilidades de fazer uso adequado dos conhecimentos adquiridos”, avalia a professora Rita de Cassia Argolo Cuevas.

Também sediado na capital baiana, o Colégio Estadual Pedro Marques e Marques, localizado no bairro de São Cristóvão, está apresentando dois projetos que se complementam: o Security Tour, aplicativo voltado para os turistas que visitarem Salvador, e o Ecobracelet, uma pulseira que conecta o aplicativo e os integrantes do grupo. “São dois projetos que oferecem um dispositivo de segurança para os turistas circularem pela cidade. Assim, eles estarão conectados e poderão monitorar os passos de cada integrante”, explica a professora do curso de Turismo, Ivana Patrícia.

A programação do encontro está voltada para assuntos de relevância na atualidade em termos de inovação, empreendedorismo e pesquisa voltada para o segmento da tecnologia, além de destacar as principais tendências para o futuro da sociedade. O objetivo é promover o conhecimento e a inclusão digital, possibilitando encontros entre atores locais e nacionais no intuito de fomentar novas iniciativas no cenário tecnológico, na busca para a construção de uma geração preparada para lidar com os novos desafios.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários