Estudantes de Direito interessados em atuar na Defensoria Pública da Bahia têm até este domingo (24) para se inscrever no processo seletivo que oferece 30 vagas de estágio, além de formação de cadastro de reserva. A seleção, organizada pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (Esdep) e executada pela Fundação Cefet Bahia, contempla também ações afirmativas, com oportunidades destinadas a pessoas com deficiência, negros e indígenas.
De acordo com o portal g1, das 30 vagas disponíveis, 28 são destinadas para Salvador e duas para Camaçari. O cadastro de reserva inclui cidades como Candeias, Camacan, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista. Para se candidatar, os interessados devem preencher um formulário e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 50.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 953, auxílio transporte e terão acesso a cursos de qualificação durante o período de estágio. A validade do processo seletivo é de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano.
Requisitos para participar
O edital estabelece uma série de critérios para os candidatos:
- Estar matriculado no curso de Direito, entre o quinto e o nono semestre, no momento da contratação;
- Disponibilidade de 25 horas semanais, com jornada de cinco horas diárias, compatíveis com o turno escolhido;
- Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou atender às condições do artigo 12 da Constituição Federal;
- Ter no mínimo 18 anos completos até o encerramento das inscrições;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino);
- Não possuir antecedentes criminais com decisão transitada em julgado;
- Estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos;
- Possuir boa saúde física e mental para o desempenho das funções;
- Declarar ciência e concordância com as exigências do edital.
Seleção
Ainda segundo o g1, o processo seletivo será composto por uma única etapa: uma prova escrita, dividida em dois blocos. O primeiro será composto por 35 questões objetivas de múltipla escolha, abordando conhecimentos gerais e específicos. O segundo bloco será uma questão discursiva.
Após a divulgação do resultado final, os aprovados serão convocados conforme a ordem de classificação, e a lista será publicada no Diário Oficial da Defensoria Pública.
Para mais informações sobre o processo seletivo, consulte o edital completo disponível no site da Defensoria Pública da Bahia. Increva-se neste link.
Leia também: Defensoria abre inscrições para estágio em Direito
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram