Nesta terça-feira (19), a Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) promoveu a cerimônia de encerramento dos cursos profissionalizantes de Cúlinária, Artesanato e Pintura, ofertados na instituição em 2024. A cerimônia ocorreu na Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs), contemplando mais de 50 pessoas que participaram dos cursos e receberam os certificados.
Além da cerimônia de encerramento, o evento também contou com exposições e vendas das produções feitas durante os cursos.
As aulas ofertadas foram uma subvenção do vereador Galeguinho em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Social.
Com essas parcerias, o presidente da AAPC, Roque Mota, informou ao Acorda Cidade que já há a previsão de acontecerem novamente no próximo ano. E enfatizou que a resposta dos participantes aos cursos foi maravilhosa.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“A demanda é grande. Muitas participantes declararam que se curaram inclusive da depressão participando desses cursos com a participação geral de todos”, disse.
A AAPC recebeu uma verba de subvenção que tornou possível a promoção dos cursos, faz parte da política de assistência social, beneficiando as pessoas que passaram por eles.
A chefe da Divisão de Vigilância Social, Ana Clara da Costa Nunes, também falou sobre o impacto dos cursos para as mulheres.
“Os cursos promovem a autonomia dessas mulheres, porque elas já passam por um momento tão difícil e isso vem trazer a elas autonomia e realização, sem contar a felicidade delas de participarem desses cursos”, relatou.
Ao Acorda Cidade, Celeste Cardoso, umas das participantes do curso de culinária, compartilhou um pouco da sua experiência.
“Aprendemos muito a fazer biscoitos, tortas, tivemos conhecimento, trabalho em equipe, que é muito importante. Nós trabalhamos com a autoestima dessas pessoas que têm problemas ligados ao câncer, aprendemos a fazer tortas salgadas, bolos. Eu já sou uma pequena empreendedora de biscoitos, já forneço para alguns clientes, aprendi e me aperfeiçoei aqui na AAPC. Recomendo o curso e a equipe é muito boa, o curso que fiz foi de seis meses realizado duas vezes na semana. Fazemos novas amizades, a minha autoestima está lá em cima”, descreveu.
Marinalva Ferreira Santos fez um curso de fuxico, também conhecido como artesanato, e recebeu o certificado de conclusão na cerimônia. Ela contou ao Acorda Cidade que participou da produção de todas as peças do curso.
“É usado material reciclável, é usado a melhora da autoestima, é usado muito amor e as fuxiqueiras produzem o que Deus coloca na mente da gente, produzindo e criando. Participei de todas as peças, todas as peças cada uma fez, a garrafa, almofada, pano de prato, customização de roupa, tudo. Com material artesanal, diversas coisas podem ser produzidas através do fuxico. Outrora eu já fui instrutora de ofício, mas tive um problema de saúde e esqueci, então eu entrei na AAPC para ajudar e aprender, reaprender. O médico me disse que as coisas estão na caixinha e eu estou na AAPC tirando as coisas da caixinha, ensinando e aprendendo”, destacou.
Matéria escrita pela estagiária Rafaela Paim sob supervisão da jornalista e produtora do Acorda Cidade Iasmim Santos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram