Condecorada em sessão solene na noite de ontem (18), pela Câmara Municipal, com a Medalha Princesa do Sertão, iniciativa do vereador Sílvio Dias (PT), a reitora da Uefs, Amali Mussi, garantiu estar em Feira de Santana “para vivê-la intensamente”.
Em pronunciamento logo após receber a honraria, lembrou aqui ter aportado em 2010, quando iniciou a sua trajetória na universidade. Afirmou que sua identificação e dedicação à instituição tornaram-se “viscerais”. É lugar onde gosta de estar, “de olhar, com atenção e presença, compreender sua história e valorizar sua gente”. Tudo isto, observou, “implica comprometimento”. Autora de trabalhos acadêmicos em mestrado e doutorado em que esta cidade é destaque, a professora disse ter aprendido muito, em Feira, “com diferentes pessoas e contextos”.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Foi com envolvimento em diversas demandas locais que Amali Mussi registrou sua participação em órgãos como o Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação, formação antirracista, entre outros temas. Através de pesquisas, atuou em investigações acadêmicas na educação infantil e fundamental. Construção do “projeto de universidade”, em seu entendimento, o movimento denominado Coletivo Mais Uefs foi bastante elogiado pela reitora em seus princípios: “instrumento de defesa sistemática e inegociável de uma universidade democrática, ativa e socialmente referenciada”.
Também relembrou, ao público presente, de projetos desenvolvidos pela UEFS que impactam positivamente a sociedade e vinculam a universidade à cidade, a exemplo do Programa Universidade para Todos, preparação de jovens para o ingresso no ensino superior que beneficia a 1.200 alunos, com perspectiva de atingir 1.500 estudantes, em 2025; a Universidade da Terceira Idade, que assiste a mais de 1.000 pessoas e os cursos oferecidos à comunidade pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
A reitora agradeceu à Câmara pelo apoio à Uefs, sob várias formas, especialmente através da aprovação de emendas impositivas ao Projeto de Lei do Orçamento Municipal, garantindo recursos para o aporte de melhorias em serviços e infraestrutura da unidade de ensino – ela citou os vereadores Professor Ivamberg e Sílvio Dias, ambos do PT, Lu de Ronny (PV) e Jhonatas Monteiro (PSOL) entre os colaboradores.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram