O prefeito Colbert Martins da Silva participou de reuniões, no Rio de Janeiro, que antecederam o G20, que começa nesta segunda-feira (18). Ao Acorda Cidade, o prefeito falou sobre o que foi debatido nessas reuniões. Segundo ele, prefeitos de várias cidades do mundo estiveram presentes, dialogando sobre políticas nacionais e cooperação internacional.
“Participavam dessas reuniões apenas os chefes dos países e as decisões chegavam aos municípios. Desta vez prefeitos do mundo inteiro participaram lado a lado e estávamos próximos com uma linha de prevenção das mudanças climáticas. Esse foi o foco principal dessas reuniões, que aconteceram de quinta (14) até domingo (17)”, afirmou.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo Colbert, o financiamento direto para municípios foi um dos temas debatidos. Ele explicou que atualmente para fazer qualquer financiamento, depende do governo central, o que demanda alguns anos.
“No Brasil a decisão desse financiamento passa pelo Senado, que é o garantidor do empréstimo. Isso demora anos e se esse dinheiro não chega, as ações climáticas vão continuar piorando drasticamente. Em outros países esse processo é mais prático. Como consequência, posso citar, por exemplo, o aumento de doenças como a dengue, que é consequência do aumento das temperaturas”, afirmou.
Além do financiamento, o prefeito de Feira de Santana informou que foram debatidos assuntos como segurança pública, pobreza e distribuição de alimentos.
“Com relação à segurança, debatemos a ampliação das ações de informações que visam identificação, principalmente, nas questões que dizem respeito à lavagem de dinheiro. Tem muito dinheiro que está sendo utilizado de maneira ilegal. Por exemplo as casas de apostas. Tem gente que pega empréstimo na casa de aposta e esse tipo de informação serve para evitar esse desvio de dinheiro”.
De acordo com o prefeito Colbert Martins, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu as reivindicações que foram colocadas pelos prefeitos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram