Uma comissão formada por representantes do Instituto de Meio Ambiente (Ima) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está trabalhando para descobrir as causas da poluição do Rio Jacuípe, que já apresenta um quadro preocupante. O grupo visitou vários trechos do rio na manhã desta quarta-feira (18) e pode constatar a existência de peixes mortos e elementos poluidores.
A engenheira ambiental Marcela Almeida Cândido, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou que foi designada uma comissão para fazer uima avaliação no local. Hoje pela manhã já foi feita uma visita ao rio, em trechos diferentes. Segundo ela, não foi encontrada quantidade significativa de peixes mortos, mas há indícios de alto nível de poluição.
A suspeita maior é que a poluição seja decorrente do acúmulo de lixo jogado no rio. A água está com tonalidades estranhas – verde e preta – e os peixes estão morrendo. "É perigoso tomar banho ou pescar", afirmou o presidente da Associação de Produtores Rurais do distrito Governador João Durval, Jurandir Carvalho. Ele contou que os pescadores constataram que o peixe que conseguem pescar vivo apodrece em dez minutos.
"É uma quantidade enorme de lixo e esgoto sanitário", observou Jurandir, acrescentando que já foram retirados 15 pneus de dentro do rio de uma vez só.
Madalena de Jesus com informações do repórter Ney Silva