É bem provável que os moradores do bairro Feira IX, no município de Feira de Santana, não conheçam Gilvanslei Silva de Jesus Gonçalves. O nome comum esconde um personagem muito conhecido, o influenciador digital Boca de Motor. O feirense que imita mais de 60 sons de veículos e acumula milhões de visualizações nas redes sociais.
O jovem ficou conhecido após um colega publicar no YouTube, em 2012, um vídeo dele imitando o som de uma mobilete. Em mais de uma década, o influenciador se profissionalizou na sonoplastia, fechou contratos publicitários, participou de diversos programas de TV e viu na imitação uma oportunidade de mudança de vida.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Filho da terra
Boca de Motor nasceu e foi criado, como ele gosta de falar, entre os bairros Feira IX e Campo do Gado Novo. O filho do casal de aposentados Gilvan de Jesus e Clarice da Silva teve uma infância tranquila ao lado dos cinco irmãos.
O jovem contou em entrevista ao Acorda Cidade que ele e o irmão mais velho, Igor Marcel, foram influenciados pela paixão por motos que o pai tem. Os pais sempre acreditaram na desenvoltura e no talento do jovem para imitar sons, uma habilidade que garantiu a ele, de maneira despretensiosa, um passaporte para sair do anonimato.
O começo do fenômeno
Dona Clarice pediu que o filho Gilvanslei, conhecido então apenas como Bule, fosse ao mercadinho do bairro comprar um item. O garoto, que tinha 12 anos na época, foi realizar a tarefa imitando o som de motos. E quem diria que uma simples ida ao mercado poderia mudar a vida do adolescente?
Bule chegou ao local imitando o som de uma mobilete e chamou a atenção de quem estava no mercadinho. Partiu de um colega a ideia de gravar ali mesmo um vídeo para postar no YouTube, e o garoto aceitou. A partir daí, o vídeo viralizou e Bule passou a ser conhecido também como o “garoto mobilete”.
Após a fama, ele se especializou na área, adquirindo uma certificação em sonoplastia. Hoje com 23 anos, o influenciador produz conteúdo para diversas plataformas. Boca de Motor está presente no Instagram, TikTok, Kwai e YouTube. O imitador tem vídeos com mais de 30 milhões de visualizações.
Convites para programas de TV
Em uma época em que a principal plataforma de vídeos era o YouTube, o vídeo de um garoto imitando uma mobilete em Feira de Santana chamou a atenção de produtores e apresentadores de programas de TV.
Com o sucesso, Boca de Motor começou a receber diversos convites para fazer imitações em programas nacionais. O feirense participou de atrações como o Hoje em Dia (Record), Pânico (Rede TV), Programa da Eliana (SBT) e o Domingão do Faustão (Globo).
No programa de Fausto Silva, em 2013, o garoto participou do “Se Vira nos 30”, quadro em que os participantes tinham até 30 segundos para mostrar as mais variadas habilidades. O imitador conseguiu utilizar bem o tempo e foi o grande ganhador da edição, levando para casa o prêmio de R$ 20 mil.
A última participação do influenciador em um programa de TV aconteceu no sábado (2). Ele foi um dos calouros do Caldeirão na Globo. Foi a segunda participação de Boca de Motor em um programa de Marcos Mion. Ele esteve no Legendários da Record, atração que era comandada pelo apresentador.
Polêmica
Na trajetória de vida de Boca de Motor, há um episódio triste. O jovem afirmou que foi preso injustamente após alugar um carro que possuía restrição. A partir desse fato, começaram a circular boatos de que o imitador estava praticando roubo de veículos. O influenciador afirma que o mal-entendido serviu de estímulo para ele superar as dificuldades.
“A gente não sabia. Saíram falando fake news. Mas graças a Deus, estamos na luta para mostrar a minha inocência. Isso serviu para mostrar que nós demos a volta por cima. Não foi uma coisa que eu busquei, que eu queria, mas aconteceu. Consegui mostrar que eu não sou disso. Minha mãe e meu pai não me criaram para isso”, disse o jovem.
Conquistas e futuro
Boca de Motor contou ao Acorda Cidade que se orgulha muito da trajetória que fez até o momento. O jovem tem diversos contratos publicitários firmados, um deles com uma grande montadora de motos. O influenciador exala gratidão pelas conquistas proporcionadas por um talento tão inusitado.
“Graças a Deus eu tenho minha casa, tenho um terreno, comprei uma moto e penso em ter uma moto maior. Quero fechar mais alguns contratos para poder realizar meus sonhos. Espero crescer mais e mais ainda. Como eu sempre falo, não querendo me engrandecer ou me gabar, quem me conhece pessoalmente sabe que eu sou um cara muito simples, um cara muito humilde”, finalizou Boca de Motor.
Com informações da Jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão de Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram