Feira de Santana

César Oliveira lança livro de memórias em Feira de Santana em homenagem ao pai, “O Homem das Unhas de Sal”

César compartilhou a inspiração por trás do livro, uma jornada que vai da infância na roça ao legado de seus pais.

Lançamento do livro o Homem das Unhas de Sal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na última quarta-feira (30), o médico e escritor César Oliveira lançou seu primeiro livro de memórias, intitulado O Homem das Unhas de Sal, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, em Feira de Santana.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Dr. César, como também é conhecido, compartilhou a inspiração por trás do livro, uma jornada que vai desde a infância na roça ao legado de seus pais e familiares, reunindo crônicas que exploram a vida rural, o trabalho árduo de seus pais e sua própria trajetória, algo que pode ser muito comum ao cotidiano de muita gente.

Lançamento do livro o Homem das Unhas de Sal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A família é uma experiência única de cada um, mas é a experiência mais universal que todos nós temos. Não há ninguém que possa dizer que não compartilha da mesma experiência de viver uma família, seja como filho, seja como pai ou seja como mãe. Então é uma história que ao mesmo tempo que eu posso contar a minha, ao mesmo tempo eu estou falando uma linguagem que é de todo mundo. E isso faz com que o livro acabe tendo um encontro em cada uma das pessoas que vier a ler essa história”, declarou o autor.

Lançamento do livro o Homem das Unhas de Sal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade | Justiniano França e Dr. César Oliveira

Segundo César, o nome “O homem das unhas de sal”, faz uma homenagem ao trabalho árduo de seu pai, que salgava couro.

“Meu pai era um homem muito pobre, muito pobre realmente, e ele salgava couro para viver, entre muitas coisas. Só que naquele tempo as salgadeiras eram muito primitivas, brutas. Aquele produto todo do sal, para salgar o couro, acabou destruindo as unhas dele. Então ele não tinha nem as unhas da mão, nem as unhas do pé. Ficaram todas destruídas por esse trabalho descomunal que ele teve na vida. E por isso, quando ele morreu, acabei fazendo uma crônica chamando de O Homem das Unhas de Sal. Por isso o título do livro é esse tributo a essa história”, explicou.

Lançamento do livro o Homem das Unhas de Sal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Apesar de ser o primeiro livro do autor, ele já se dedicava à escrita há muito tempo. César contou como foi esse processo até a concretização do projeto.

“Eu escrevo bastante tempo aqui em Feira. Então na verdade foi selecionar, refinar, apurar os textos, dar uma sequência lógica à história da família que começa com eles e vai até os filhos. Então foi mais um trabalho de selecionar para referenciar esse trabalho e a partir daí produzir o livro”.

Lançamento do livro o Homem das Unhas de Sal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O autor ainda falou sobre um momento especial que foi realizar o pré-lançamento do livro na Bienal de São Paulo, um dos eventos literários mais importantes do país.

“Foi um começo extraordinário e a gente só tem que ficar emocionado por ter conseguido isso. Agora eu estou fazendo aqui reunido com os meus amigos, e todos os meus amigos são minha família, reunido com todas essas pessoas que me acompanham há muito tempo lendo os textos. Então é uma emoção muito grande estar aqui com todas essas outras pessoas, que compõem a minha história e, que aí está ajudando a fazer essa noite algo especial”, declarou.

Lançamento do livro o Homem das Unhas de Sal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O evento que contou com uma boa música, reuniu leitores, amigos e admiradores do autor, entre eles Dom Itamar Vian, arcebispo emérito de Feira de Santana, que destacou a importância da leitura em tempos de tecnologia avançada.

Lançamento do livro o Homem das Unhas de Sal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade | Dom Itamar Vian

“Estamos num momento em que o celular, redes sociais, tablet, computador, parece que vieram para tomar conta de tudo, mas na verdade a leitura, o livro ainda predomina e, um exemplo disso, são as feiras dos livros que estão acontecendo em todos os recantos do Brasil e também em Feira de Santana, onde participam milhares de pessoas. Como é importante ainda hoje ver que os pais, claro que oferecem para os filhos o celular, o computador, mas nunca deixam de oferecer também livros, porque quem lê sempre vai saber falar, quem lê sempre vai saber escrever. Por isso precisamos realmente incentivar a leitura e, o lançamento desse livro do doutor César Oliveira, com certeza, será um incentivo para muitas pessoas continuarem este hábito da leitura que é um hábito realmente saudável”.

Dom Itamar citou como exemplo o rádio, que muito se achou que perderia sua força por conta das tecnologias, mas assim como a leitura, são segmentos que se renovam entre a inovação e a tradição e permanecem sendo grandes formadores da população.

Lançamento do livro o Homem das Unhas de Sal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade | Dilton Coutinho e Dr. César Oliveira

“O rádio continua sendo uma força muito grande e hoje ainda são milhares de pessoas que gostam de ouvir rádio e em alguns horários, por exemplo, nesse horário do Acorda Cidade, com certeza a audiência ultrapassa 80% das pessoas que deixam outros recursos técnicos de lado e priorizam o rádio. Assim foi a questão do livro. Parecia que a leitura, as livrarias, as bibliotecas iriam desaparecer, mas a verdade, é que a partir da pandemia, um dado muito interessante, a pandemia teve seus aspectos negativos, mas um dos aspectos altamente positivos é que a partir da pandemia, as livrarias passaram a vender muitos livros, porque durante a pandemia, aquele isolamento motivou as pessoas a reaprenderem a ler”, afirmou.

Valdomiro Silva, ex-sócio de César Oliveira no Jornal Tribuna Feirense, também comentou sobre a relevância do livro e o legado de César para Feira de Santana.

Lançamento do livro o Homem das Unhas de Sal
Valdomiro Silva | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Este livro é uma coletânea do jornalista César Oliveira. Ele vem escrevendo isso ao longo de muitos anos e resolveu montar este livro, que eu acho uma ideia fantástica. Ele diz que é uma homenagem aos pais dele, o pai Tadeu de Macrino, principalmente, que é o homem das unhas de sal, trabalhava com salgadeira, e eu acredito que vai ser um sucesso. Quem tiver acesso a este livro vai se divertir e vai se enxergar também muito nas histórias contadas por César Oliveira”.

Lançamento do livro o Homem das Unhas de Sal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Valdomiro destacou a parceria de mais de 10 anos no jornal ao lado de Dr. César, uma participação decisiva e importante para o sucesso do Tribuna Feirense.

“Eu fui o fundador do Jornal Tribuna Feirense, e para que o jornal se tornasse diário foi necessário a participação dele, ele entrou com investimento, a gente adquiriu um parque gráfico próprio, e montamos então o jornal diário, o Tribuna Feirense que circulou durante 10 anos, todos os dias nessa cidade. Então, nós temos assim um legado, Doutor César deixou um legado, também a partir do jornal”, acrescentou Valdomiro.

Lançamento do livro o Homem das Unhas de Sal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Para aqueles que desejarem adquirir o livro, O Homem das Unhas de Sal está disponível no site da Editora InVerso (www.editorainverso.com.br).

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Livro: “O homem das unhas de sal” resgata memórias familiares para falar de laços humanos

Pré-lançamento do primeiro livro do médico César Oliveira acontece na 27º Bienal de São Paulo

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários