Três feriados!

Feriados de novembro devem enfraquecer vendas no comércio de Feira de Santana, diz presidente da CDL

Apenas no dia 15 houve acordo com o sindicato para abertura do comércio. Nos dias 2 e 20, o comércio ficará fechado.

Comércio de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, Juscelino Brito, destacou a preocupação do setor com o impacto econômico dos feriados no mês de novembro.

Em entrevista ao Acorda Cidade, ele informou que, dos três feriados, apenas no dia 15 houve acordo com o sindicato para abertura do comércio. Nos dias 2 e 20, o comércio ficará fechado.

Com a chegada de novembro, o comércio de Feira de Santana se prepara para esses três feriados: Finados, em 2 de novembro, Proclamação da República, em 15 de novembro, e o mais recente feriado nacional, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Este último foi instituído como feriado nacional em 2023, após a sanção da Lei 14.759 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e busca homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, bem como a luta e contribuições da população negra para a sociedade brasileira.

“Há uma preocupação porque estamos em um final de ano, período em que as vendas começam a se fortalecer e se aquecer. Vêm pessoas de outras cidades consumir em Feira de Santana. Então, esses feriados, eles infelizmente enfraquecem, não só aquele dia, mas o restante dos dias. A gente tem uma expectativa de uma queda nas vendas no mês de novembro, isso não tem dúvida,” relatou Juscelino Brito ao Acorda Cidade.

Segundo o presidente, os feriados podem causar uma queda de 3% a 5% nas vendas do comércio.

Juscelino Brito, presidente da CDL
Juscelino Brito, presidente da CDL | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Porque ele acaba enfraquecendo, e o sindicato, o Sicomfs vem trabalhando, vem negociando com o Sindicato dos Trabalhadores para ver se consegue ter esses ajustes. E o que se achou foi justamente o dia 15, que ficou ali um acordo, mas nós temos uma nova data, o dia 20, é um feriado novo. Então, assim, mais um feriado que a gente tem de administrar e eu te digo, caindo na data que é, ele enfraquece o restante dos dias; o restante da semana não fica tão bom como o sábado, por exemplo. Mas é isso, a gente entende que precisa estar com o comércio fortalecido, ativo, gerando emprego, principalmente agora, nesse período em que geram-se mais aqueles empregos para o período de grande fluxo. Aumento desse emprego, e a gente fica preocupado justamente com isso, porque isso, logicamente, volto a te dizer, ele vem a gerar uma queda ao mês de novembro,” declarou.

O presidente ainda comentou que o comércio de bairro possui “uma vida própria”, diferente do centro comercial de Feira de Santana. “O bairro tem um comportamento diferente do centro. O centro é aquele que deixa de funcionar. Onde não está funcionando, ninguém vai, o banco não abre e ninguém vai, então logicamente o centro sofre muito com isso, diferente dos bairros”.

Ainda em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente também antecipou sobre o movimento das contratações temporárias previstas para os últimos meses do ano por conta das festividades.

“Se pensa em um crescimento, mas aí a gente vem nessa preocupação desses feriados, porque enfraquece um pouco. Você tem um novembro que é o preparatório, imagine as cidades circunvizinhas comprando, abastecendo para comprar para essas outras cidades, então quebra-se esse ciclo. Mas a gente espera sim que consiga gerar muitos empregos, os empregos temporários, mas eu friso, o mês de novembro é o mês em que a expectativa é ter queda nas vendas,” alertou.

Já em relação ao mês de dezembro, Brito destacou o lançamento da campanha “Natal de Prêmios” organizada pela CDL, visando atrair consumidores locais e de cidades vizinhas.

“A CDL tem o Natal de Prêmios, uma campanha muito forte, que visa fortalecer as empresas, elas atenderem ao consumidor. Ao consumidor vim à Feira de Santana, seja as pessoas daqui ou de outra cidade, consumir, participar de campanha para ganhar carro, ganhar moto, ganhar vale-compra. Então a gente espera o mês de dezembro, o mês de grande fluxo, como é o esperado nesses anos, e a gente percebe que as pessoas se preparam muito para esse período, para essa compra, e a CDL está preparando essa grande ação para o consumidor no mês de dezembro,” afirmou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Confira como será o funcionamento do comércio de Feira nos feriados do mês de novembro

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
17 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários