Foto: Divulgação
A música "Vestido Curto", interpretada pelo cantor feirense Roberto Kuelho, da banda Xêro Mole, encerrou a matéria que o Fantástico exibiu na noite deste domingo (15) sobre a estudante Geisy Arruda, que foi hostilizada pelos colegas da Uniban, no dia 22 de outubro. A composição ganhou destaque no G1, site de notícias da rede globo, e no You tube. A música diz que "Por causa de um vestido curto/Expulsaram uma aluna da Uniban/ Por causa de um vestido curto/ O Brasil está parecendo com o Talibã". Palmas para Kuelho.
Procurador nomeado
Foto: Divulgação
Depois de muita polêmica, a questão da recondução de Carlos Antônio de Moraes Lucena ao cargo de procurador geral do Município está encerrada. Na edição deste sábado do Jornal Folha do Estado foi publicada a nomeação do procurador, assinada pelo prefeito Tarcízio Pimenta. Ponto final.
Sessão cancelada
A Câmara Municipal de Feira de Santana anunciou oficialmente o cancelamento da sessão solene programada para o próximo dia 20, às 19h30. A sessão seria para homenagear Moacir Costa Cerqueira com a Comenda Colbert Martins da Silva, iniciativa do vereador Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny). A comenda foi criada em 2007, por meio de projeto dos vereadores Antônio Carlos Coelho e Antônio Francisco Neto (Ribeiro), para homenagear aos maçons que se destacam em trabalho de caráter social.
Chá beneficente
Foto: Andréa Trindade
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPC) estará promovendo no dia 26, a partir das 18 horas, um chá beneficente para arrecadar fundos para manutenção dos projetos da entidade. O chá será na casa de eventos de Fernando da Gelateria, na rua Cosme Damião, bairro Santa Mônica. Um dos destaques do evento será o desfile de modas, com a participação de pacientes da associação. Vale lembrar que a AAPC atuação de destaque na Campanha Natal Solidário, promovida pela Rede Baiana de Rádio. À frente do trabalho da AAPC a dinâmica Maria Betânia Quenedo.
Oficinas de Teatro
Foto: Divulgação
A partir de segunda-feira (16), estendendo-se até sábado (21) as Oficinas de Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) apresentam o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano. É a Semana de Teatro Oficina do Cuca (Setoca), com apresentações sempre a partir das 18.30h. A programação, que acontece no teatro, contempla espetáculos infantis, adolescentes e adultos. A entrada é gratuita. É só trocar o convite por um quilo de alimento não perecível, na coordenação das Oficinas de Teatro. Dentre os espetáculos que serão apresentados estão os infantis Canal 01, Histórias do Lugar da Gente e Batimpaz; Vendedores de Sonho (Adolescente) e O Jardim e A Noiva da Morte (adulto). Tudo coordenado por Jacy Queiroz.
Cultura na Câmara
Fotos: Divulgação
Ewerton Carneiro Marialvo Barreto
A Câmara de Vereadores marcou dois pontos na área cultural esta semana: Aprovou projetos de lei autorizando a Prefeitura a implantar uma Escola Municipal de Teatro e a criar a Virada Cultural. Os projetos são de autoria de Ewerton Carneiro (Tom) e Marialvo Barreto, respectivamente. Agora só falta a sanção do prefeito Tarcízio Pimenta.
Escola de Teatro
A idéia da Escola Municipal de Teatro é oferecer cursos profissionalizantes relacionados à dramaturgia: direção, representação, dramaturgia, figurino, iluminação, cenografia e sonorização. Também poderão ser ministrados cursos de formação de eletricista, carpinteiro, marceneiro, soldador, costureiro e pintor, que são atividades também ligadas à produção teatral.
Virada Cultural
Dá para imaginar como seriam 24 horas seguidas de atividades culturais, tudo de graça? Quem não gostaria de um programa desse? Pois é essa a proposta da Virada Cultural, que visa incentivar a produção cultural na cidade. De acordo com o projeto, já aprovado pela Câmara Municipal, o evento será anual, sempre na última semana de setembro, das 14 horas de sábado às 14 horas de domingo, com shows, concertos, bailes, discotecas, espetáculos de dança, teatro, exibição de filmes, exposições de arte, apresentações folclóricas. Enfim, tudo que há no universo das artes.
Saudade da Feirarte
Foto: Divulgação
A proposta da Virada Cultural faz lembrar a Feirarte, um evento realizado pela Prefeitura, no segundo governo do ex-prefeito Colbert Martins da Silva, tendo como secretário de Turismo e Cultura (hoje Cultura, Esporte e Lazer), o empresário Armando Sampaio, que atualmente dirige a Associação Comercial de Feira de Santana. A Feirarte promovia eventos em todas as modalidades culturais ao mesmo tempo, durante vários dias, em pontos diferentes da cidade. Era uma overdose de arte. Iniciativas como essa deixam saudade.