Os moradores de Feira de Santana poderão trocar resíduos sólidos por descontos, por meio do Vale Luz, projeto de eficiência energética da Neoenergia Coelba, regulado pela ANEEL. A ação itinerante acontece de quarta (23) a sexta-feira (25), na Praça do Sapateiro, Av. Getúlio Vargas, Centro (em frente à Prefeitura Municipal). A iniciativa faz parte de uma mobilização realizada pela empresa no município que irá oferecer outros benefícios aos moradores da Princesa do Sertão.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Na sexta-feira (25), das 8h às 17h, a Neoenergia Coelba promoverá a troca gratuita de lâmpadas menos eficientes (fluorescente, incandescente e halógena) por lâmpadas de LED (opção mais econômica). A van do projeto Energia com Cidadania estará na Praça do Cruzeirinho, Queimadinha.
Para participar do projeto Energia com Cidadania, é necessário ser cliente residencial ou rural-residencial, ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), além de não ter débitos com a Neoenergia Coelba e entregar as lâmpadas usadas.
“As ações de eficiência energética se somam às iniciativas operacionais da distribuidora para beneficiar a população de Feira de Santana. Desde julho, a Neoenergia Coelba incrementou a quantidade de profissionais dedicados exclusivamente à realização de manutenções preventivas na cidade, como podas e instalação de equipamentos na rede elétrica. Todas estas ações têm o cliente como foco, que é o pilar de atuação da empresa”, destacou o superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Jean Viana.
Além da troca de recicláveis e lâmpadas, profissionais da distribuidora estão percorrendo as ruas da cidade e oferecendo condições especiais para os consumidores que desejam quitar seus débitos, como o parcelamento em até 21 vezes no cartão de crédito.
Tipos de resíduos aceitos no Vale Luz
Os materiais aceitos pelo Programa Vale Luz são: latas de alumínio, garrafas PET, papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas de vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios, embalagens tetra pak, óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente, e vidro.
Esses resíduos serão pesados e os descontos serão contabilizados diretamente na fatura de energia informada pelo consumidor. Mais que reduzir o valor da conta de energia, o Vale Luz tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem.
Ao Acorda Cidade, a Gerente Regional da Coelba, Sheila Silva, falou sobre a iniciativa, que pela segunda vez é realizada em Feira de Santana.
“Os moradores poderão trocar resíduos sólidos, como latas de alumínio, garrafas PET, papelão, jornais, garrafas de vidro, por desconto na conta de energia. Esses resíduos serão pesados e os descontos contabilizados diretamente na fatura de energia formada pelo consumidor. Além desses resíduos sólidos, o consumidor também pode trazer aquele óleo de cozinha, mas esse, precisa estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente ou de vidro”, explicou.
Uma outra ação voltada para os catadores autônomos de materiais recicláveis também está sendo realizada a partir de quarta-feira (23) e segue até a próxima sexta (25), na Praça do Sapateiro, em frente à prefeitura.
“Eles podem participar, só que eles vão receber, via transferência bancária, o PIX, o valor correspondente ao material descartado, desde que eles tragam no mínimo, 10kg de lata de alumínio. Garrafas PET ou embalagem de vidro. Também estaremos com a nossa unidade móvel, realizando serviços comerciais como troca de titularidade, nova ligação e negociação de débitos, onde o consumidor poderá parcelar a sua dívida no cartão de crédito em até 21 vezes”, contou.
Sheila Silva também destacou alguns critérios para a população participar da troca gratuita de lâmpadas na Praça do Cruzeirinho, na Queimadinha.
“Cada cliente poderá trocar até cinco lâmpadas e não pode ter participado desse projeto nos últimos seis anos”, explicou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram