Bahia

Afixação de adesivo com alertas do AVC passará ser obrigatório na Bahia

PL objetiva levar ao conhecimento da população sinais e sintomas da doença

José de Arimateia
Foto: Ascom

Na manhã desta terça-feira (22), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu parecer favorável ao Projeto de Lei 21.578/2015, do deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), que obriga a afixação de adesivo com sinais e sintomas do AVC (acidente vascular) em locais públicos, privados e em todos os modais de transportes no Estado.

Conforme o PL, os adesivos deverão ser afixados em locais visíveis e confeccionados com imagens elucidativas, linguagem clara e mínimo de poluição visual, de acordo o modelo feito pelo Ministério da Saúde cujo título é: ‘Aprenda os sinais do AVC’. Depois da aprovada na Comissão, agora a matéria segue para apreciação em plenário com pauta a ser definida pela Presidência.

Em sua justificativa, o deputado Arimateia enfatiza que “a identificação rápida dos sintomas do Acidente Vascular Cerebral é muito importante para o diagnóstico e o tratamento adequado, além da redução de sequelas graves. Não perder tempo é importante, cada minuto é decisivo, pois quanto maior for à duração para um diagnóstico e o tratamento maiores lesões o cérebro sofrerá.”

O AVC | O Acidente Vascular Cerebral aparece como a principal causa de invalidez e morte e também com consequência importante, é a incapacidade dos pacientes afetados em cerca de 45% das pessoas que sofrem acidentes vasculares cerebrais morrem após seis meses e a maioria dos sobreviventes mostram déficits neurológicos e deficiência residual significativa, o que torna esta doença a principal causa da deficiência ocidental funcional no mundo.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários